Mapa mundi interativo

O Mapa mundi interativo foi elaborado para abordar conteúdos da aula de Geografia.

É composto por um mapa do planisfério colado sobre uma base de MDF, com um botão de áudio para cada continente, oceanos e meridianos, que, quando acionados, fornecem informações em áudio sobre essas localidades. Os arquivos podem ser trocados de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, tornando o material bastante versátil.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Profª Marina Melander Coutinho e possibilidades de uso em outras escolas, o Mapa mundi interativo pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):

Geografia

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de conhecimento Mapas temáticos do Brasil
Habilidade (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de conhecimento Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais
Habilidade (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Mapa mundi interativo foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Ele apresenta informações utilizando múltiplas formas, visual e auditiva; engaja os estudantes; e aproxima o componente curricular, acionando conhecimentos prévios. O seu manuseio de forma colaborativa entre os pares facilita a compreensão dos conteúdos abordados.

  • Apresentação: no mapa as informações e conteúdos são apresentadas de forma visual (mapa); textual (legendas e nomes de países); e sonora (áudios sobre os continentes ou oceanos).
  • Interação e expressão: Os estudantes interagem com o material pressionando os botões que ativam os áudios, e de forma tátil, percorrendo o mapa e identificando locais ou países específicos.
  • Motivação e engajamento: o engajamento dos estudantes ocorreu principalmente através da pesquisa para a produção dos áudios (criação de roteiros, gravação e edição). Além disso a interação com o mapa, que extrapola a leitura básica de mapas, tornou-se outra forma de motivar a participação dos estudantes.

Deixe um comentário