Óculos de realidade aumentada

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
Os Óculos de realidade aumentada são um material pedagógico acessível composto por uma armação de papelão adaptada com lentes de binóculo. O recurso fica conectado a um aparelho de smartphone. Quando o estudante coloca os óculos, tem a sensação de estar em uma realidade virtual.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos relacionados à aritmética e álgebra. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre contagem e representação numérica.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a à resolução de problemas da vida cotidiana.

• Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que os estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à contagem; problemas relacionados à adição e subtração; padrões e sequências e representação numérica.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: