Roleta silábica

A roleta silábica foi concebida para apoiar a alfabetização de estudantes. As estratégias para utilização, assim como as sílabas colocadas sobre a roleta, podem ser alteradas de acordo com os conteúdos curriculares a serem trabalhados. Pode-se, por exemplo, utilizar figuras ou números.

O material pedagógico é composto por uma caixa de MDF cortada a laser. No centro da parte superior da caixa foi fixada uma seta giratória, também cortada a laser, e em volta, em círculo, foram encaixadas pequenas circunferências de acrílico para acomodar as sílabas escolhidas, iluminadas por LED.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores do CEU EMEF Três Lagos, a Roleta Silábica pode ser usada como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Língua Portuguesa

Unidade temática Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Roleta Silábica foi confeccionada utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação e autonomia de todos os alunos, com ou sem deficiência.

  • Apresentação: a Roleta apresenta conteúdos de forma textuais, táteis e visuais. Essa multissensorialidade do material possibilita estimular diferentes vias de aprendizagem para contemplar os estudantes da turma.
  • Interação e expressão: a interação com o material acontece principalmente de forma tátil (girando a seta) e textual (reproduzindo oralmente os som das sílabas).
  • Motivação e engajamento: por conta da estratégia pedagógica em forma de jogo em duplas, os estudantes participam ativamente da atividade. Outro atrativo, além da manipulação da roleta, é a brincadeira em formato de bingo para completar as cartelas com as palavras.

Deixe um comentário