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Mão articulada

A Mão articulada é um material pedagógico acessível composto por um modelo de mão feito de papelão. Os dedos dessa estrutura abrem e fecham quando um sistema feito com cinco linhas e duas seringas é acionado.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem a estrutura das mãos de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano e da manipulação dos conceitos na exploração do recurso.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.

Articulação a Base nacional comum curricular

A Mão articulada apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências para anos iniciais do ensino fundamental como recurso para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções.

Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Anton Dworsak, localizada em Duque de Caxias (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, a Mão articulada pode ser utilizada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Ciências 

UNIDADE TEMÁTICA  Vida e evolução 
OBJETO DE CONHECIMENTO  Seres vivos no ambiente 
HABILIDADE  (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. 

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

• Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial das mãos e dedos.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento das mãos por meio da manipulação do modelo.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento das mãos.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

 

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