Maquete da visão

A Maquete da visão é um material pedagógico acessível que reproduz um olho humano e suas conexões com o cérebro. O recurso é feito com materiais de baixo custo, como massa de modelar e componentes básicos de eletrônica.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Na Escola Municipal Maria Dolores, em Mesquita (RJ), a professora Roselma Pena Vieira utilizou a Maquete da visão em uma aula de ciências. A turma de 5º ano do ensino fundamental contava com cerca de 30 estudantes, entre eles um com deficiência intelectual e outro com baixa visão.

Considerando essa atividade, este material pedagógico acessível pode ser usado como estratégia pedagógica para o seguinte objetivo de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 6º ano do ensino fundamental

Unidade temática Vida e evolução
Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidade (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

De acordo com Roselma, os alunos participaram ativamente da aula. Ela acredita que os aspectos multissensoriais do material pedagógico fizeram toda a diferença – sobretudo para o garoto com deficiência visual, que ficou curioso em compreender como seus próprios olhos funcionavam.

Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso da Maquete da visão dialoga com alguns princípios do Desenho universal para a aprendizagem (DUA).

Deixe um comentário