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Teatro de fantoches com painel sonoro – como fazer

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.

Materiais

a) Para fazer a janela:

• 1,55 m x 0,90 m de placa de MDF para o corte da janela;
• 1,55 m x 0,90 m de placa de MDF para a gaveta de som;
• Cola para madeira;
• 4 dobradiças pequenas com parafusos;
• Fita crepe.

b) Para fazer a gaveta de som:

• 1 arduino uno;
• 1 módulo MP3 DFPlayer;
• Cabo para arduino;
• 1 fonte de 5 V;
• 1 protoboard;
• Alto-falante;
• 14 botões de chave táctil de 6 mm;
• 1 mini cartão SD;
• 16 resistores de 100 KΩ;
• 1 resistor de 330 Ω;
• 2,8 m de fio de cobre;
• 30 jumpers macho;
• Fita isolante;
• Ferro de solda;
• Estanho;
• Cola quente.

c) Ferramentas e utensílios
• Alicate de corte;
• Desencapador de fio;
• Cortadora a laser;
• Impressora 3D;
• Programa de gravação de áudio em mp3;
• Software Ilustrator CS5, ou outro vetorial como o inkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Cortando o Teatro de fantoches

● Passo 1: Faça o download dos MOLDES no botão abaixo do vídeo, à direita. Descompacte os arquivos. Abra a pasta “Teatro de Fantoches”. Envie o arquivo CORTE A LASER para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem neste programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Teatro-Fantoches-MDF-3mm) como referência para construir este material pedagógico com placas de papelão grosso ou realizar o corte em MDF com algum marceneiro. As medidas podem ser consultadas no próprio arquivo em PDF do Teatro de fantoches.

  • ● Passo 2: Após o corte, você deve juntar primeiramente duas partes da janela, a vazada da frente e uma lateral, marcar os pontos e fixar duas dobradiças próximas às extremidades. Depois, realizar o mesmo procedimento com a outra parte lateral.
  • ● Passo 3: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.

  • ● Passo 4:
    Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da gaveta de som. Será importante ter acesso à parte interna da caixa.

Caso você não tenha acesso a um equipamento a laser, pode adaptar o material pedagógico acessível utilizando caixas já prontas de outros materiais ou confeccionar com a tecnologia disponível, desde que seja possível abrigar a parte eletrônica no interior e efetuar a saída para o som e os furos para a fixação dos botões.

Gravando os áudios

Importante: A seguir, você deve gravar os áudios que serão tocados quando os botões da gaveta de som forem acionados. Na prática original, os sons foram gravados de acordo com a história e os conteúdos escolhidos pelos educadores e estudantes. Mas você pode escolher outros sons para gravar de acordo com a sua proposta e/ou também pode gravar sons ou áudios produzidos pelos alunos.

  • ● Passo 5: Grave um som em formato mp3 para cada botão. Os sons deverão ser executados em botões colocados na sequência. Para gravar, você pode usar um gravador comum presente na maioria dos celulares.

  • ● Passo 6
    : Copie e nomeie os arquivos com quatro dígitos, na sequência que você deseja com que sejam tocados na gaveta, como no exemplo a seguir:
Nome do arquivo Ordenação
0001.Nome-do-audio-1.mp3 1º botão da gaveta de som
0002.Nome-do-audio-2.mp3 2º botão da gaveta de som
0003.Nome-do-audio-3.mp3 3º botão da gaveta de som
  • ● Passo 7: Salve os áudios no cartão de memória mini SD e insira-o no módulo leitor de mp3 da protoboard.

Criando o esquema eletrônico

  • ● Passo 8: Baixe o programa, procure “Código arduino” entre as pastas baixadas e abra o arquivo “audioMPAAnalogButtonComDado.ino”.

● Passo 9: Monte os botões na protoboard seguindo o arquivo “Esquema montagem áudio”, disponível entre os materiais que você baixou.

● Passo 10: Depois de montar o circuito eletrônico, cole com cola quente a protoboard e o alto-falante para saída do áudio no verso da tampa e os botões nos furos correspondentes, já cortados na laser.

● Passo 11: Encaixe a parte de cima da caixa, lembrando que esta não pode ser colada para garantir o acesso ao esquema eletrônico no caso de algum problema ou para a mudança dos áudios.

Confeccionando as legendas

● Passo 12: Nos MOLDES, abra a pasta “Impressão 3D” e faça o download dos desenhos. Envie os arquivos para uma impressora 3D e faça a impressão.

Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a impressora 3D e só abrem neste programa

Você pode encontrar impressoras 3D para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Caso não tenha acesso a este equipamento, você pode criar desenhos em relevo com materiais variados para utilizar como indicação visual e tátil de cada um dos sons da sua gaveta.

● Passo 13: Cole as legendas em 3D, com os pictogramas e palavras, com cola instantânea nos lugares já demarcados pelo corte a laser.

● Passo 14: Decore o Teatro de fantoches com seus alunos como quiserem. E lembrem-se de confeccionar os fantoches e/ou outros personagens para utilizar na apresentação!

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Teatro de fantoches com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto

Google Sketchup
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.
Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.
Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto, no curso básico em vídeo ou no curso essencial em vídeo.

Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

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