A Mão articulada é um material pedagógico acessível composto por um modelo de mão feito de papelão. Os dedos dessa estrutura abrem e fecham quando um sistema feito com cinco linhas e duas seringas é acionado.
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem a estrutura das mãos de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano e da manipulação dos conceitos na exploração do recurso.
- Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.
- Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.
Articulação a Base nacional comum curricular
A Mão articulada apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências para anos iniciais do ensino fundamental como recurso para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções.
Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Anton Dworsak, localizada em Duque de Caxias (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, a Mão articulada pode ser utilizada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Ciências
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Seres vivos no ambiente |
Habilidade | (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. |
Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:
- Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial das mãos e dedos.
- Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento das mãos por meio da manipulação do modelo.
- Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento das mãos.
- Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.