O Fogão musical é um material pedagógico acessível idealizado para viabilizar a participação de todos os estudantes, com e sem deficiência, às atividades propostas. Foi confeccionado em MDF com apoio de cortadora a laser e possui seis botões impressos em 3D para ativar os recursos sonoros.
Para utilizar o material, o estudante gira um dos botões do fogão, possibilitando que o áudio seja acionado no arduino e reproduzido no alto-falante. Os áudios contêm o nome de elementos citados na música “Sopa do neném”, do grupo musical Palavra Cantada. O estudante, ao ouvir a gravação, deve encontrar o ingrediente da sopa correspondente e colocá-lo na panela, acima do fogão.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC) da educação infantil, que considera a aprendizagem da criança nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas.
Sendo assim, a atividade trabalha música, movimento, oralidade e alimentação saudável. Envolvendo os seguintes campos de conhecimento: corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Considerando o relato de experiência da UME Almerinda Monteiro de Lobato e as possibilidades de uso em outras escolas, o Fogão Musical pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Campos de experiências | O eu, o outro e o nós |
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento | (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
Campos de experiências | Corpo, gestos e movimentos |
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento | (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
Campos de experiências | Traços, sons, cores e formas |
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento | (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
Campos de experiências | Escuta, fala, pensamento e imaginação |
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento | (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. |
Campos de experiências | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento | (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Fogão musical foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos multissensoriais para minimizar barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O material conta com elementos:
- Visuais: presentes no formato do material e nos elementos de apoio para o desenvolvimento da atividade;
- Táteis: botões e ingredientes da sopa, tais como alimentos, expandindo a experiência com texturas e cheiros;
- Sonoros: presentes na reprodução dos nomes dos ingredientes de cada uma das estrofes da música.
Esses recursos possibilitam a ampliação das possibilidades de interação e das respostas dos estudantes.
Na experiência da UME Almerinda Monteiro de Lobato, os educadores estimularam a rede de aprendizagem afetiva resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os alimentos e escolha da música de interesse do grupo. A atividade lúdica e cooperativa viabiliza a participação efetiva de todos os estudantes.