O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Conferência promove práticas latinoamericanas de educação inclusiva

Evento reunirá mais de 100 especialistas da América Latina para discutir experiências inovadoras que promovem o acesso à educação inclusiva

Nos próximos dia 18 e 19 de novembro, diversas práticas e políticas inovadoras em educação inclusiva serão apresentadas na conferência Zero Project Latin America 2020, sediada em Santigo, no Chile.

O evento é gratuito e reunirá mais de 100 especialistas da América Latina para discutir ações que promovem o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes 

Imagem de divulgação: Em destaque na parte superior: "Zero Project: por um mundo sem barreiras (em inglês). Salve a data: 18 e 19 de novembro de 2020 em Santiago, Chile". Na parte central e inferior da imagem: "Conferência virtual de Zero Project para a América Latina: educação inclusiva (em espanhol). Redes sociais: facebook: ZeroProjectLatam.org e twitter: ZeroProjectLatam.org".
Imagem: divulgação Zero Project

É a primeira vez que a conferência será organizada na América Latina e contará com diferentes iniciativas premiadas na Zero Project Conference 2020, ocorrida em fevereiro na sede das Nações Unidas (ONU), em Viena, e dará ênfase a projetos da região.

Conheça políticas inclusivas premiadas na Zero Project Conference 2020
+ Namíbia busca garantir educação de qualidade com política inclusiva
+ Irlanda promove modelo educacional inclusivo com sete níveis de apoio
+ Estado australiano cria modelo inclusivo para apoiar aprendizagem de todos

Sessões virtuais e acessíveis

Por conta da pandemia da covid-19, a conferência ocorrerá virtualmente em uma plataforma acessível, que incluirá canais de comunicação para interagir com os participantes e expositores.

Os convidados poderão assistir e acompanhar diversas sessões em inglês ou espanhol, bem como explorar exposições e biblioteca virtuais, instâncias de intercâmbio e networking com outros participantes da conferência.

Participação do DIVERSA

O DIVERSA e o Instituto Rodrigo Mendes farão parte do evento com a participação em três exposições. Conheça os temas das sessões na tabela abaixo:

SessãoInovações tecnológicas para uma educação sem barreiras 
PráticaPlataforma DIVERSA 
ExpositoraLailla Micas, coordenadora do DIVERSA 

Sessão Educação não-formal inclusiva 
Prática EAD Portas Abertas para a Inclusão
Expositor Rodrigo Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes

FórumDesafios para uma educação inclusiva: Políticas públicas em resposta à Pandemia da COVID-19 
ExpositoraLuiza Andrade Corrêa, coordenadora de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes 

Histórico do Zero Project

O Zero Project foi iniciado em 2008 e foca nos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. É uma plataforma onde são compartilhadas as soluções mais inovadoras e eficazes para eliminação de barreiras à plena participação de pessoas com deficiência na sociedade.

A missão do projeto é apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e trabalhar por um mundo sem barreiras.

A cada ano, são identificadas e compartilhadas inovações que melhoram a vida diária e os direitos legais de todas as pessoas com deficiência. Até o momento, mais de 400 iniciativas foram selecionadas.

Reconhecimento de experiências inclusivas

As práticas e políticas premiadas são expostas na Zero Project Conference, realizada anualmente na Sede das Nações Unidas, em Viena, na Áustria. O encontro reúne especialistas e tomadores de decisões internacionais do mundo inteiro, promovendo debate, reflexão e inspiração.

Em 2020, a conferência reconheceu 75 práticas e 11 políticas inovadoras de mais de 54 países. O DIVERSA e o EAD Portas para a Inclusão, formação do Instituto Rodrigo Mendes, foram premiados como ações inovadoras do Brasil, que ao todo teve cinco iniciativas homenageadas.

Conheça práticas reconhecidas na Zero Project Conference 2020
+ Escola na Bélgica incentiva o respeito às diferenças
+ Instituição da Bulgária auxilia a criação de ambientes escolares inclusivos

Inscrições para a Zero Project Latin America 2020

As inscrições são abertas e livres para qualquer pessoa com interesse no tema. Para participar da Zero Project Latin America 2020, basta realizar a inscrição aqui.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: