Recentemente, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou à TV Brasil que a criança com deficiência “atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”. Ao ter a chance de se explicar durante um evento, rebateu que algumas crianças, dependendo do grau de deficiência, criam dificuldades para elas e outros alunos. Depois, afirmou que 12% das crianças com deficiência têm um grau de deficiência de impossível convivência.
No entanto, o modelo da escola especial defendido por ele, que segrega esse público, foi testado por décadas e se mostrou fracassado. Para que sigamos evoluindo, nossas atenções e recursos precisam ser canalizados para as escolas comuns.
Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 20/08/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3gxLu0A.
Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.
Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.
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