O Jogo de trilha interativo foi construído para trabalhar conteúdos dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O material é composto por um tabuleiro retangular, confeccionado com MDF cortado a laser; pinos impressos na impressora 3D, em diferentes cores e formatos e imantados para facilitar o manuseio e fixação no tabuleiro; e um dado digital com recursos sonoro e luminoso.
Ao acionar o dado, o jogador deve avançar com seu pino o número de casas correspondente. Caso pare em uma casa com botão, o jogador deve responder uma pergunta feita no áudio, colocando o material concreto em um dos espaços no centro do tabuleiro referentes a possibilidade ou não de reciclagem. Respondendo corretamente, o estudante joga novamente; errando, passa a vez.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência do Jogo de Trilha Interativo no CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho e possibilidades de uso em outras escolas, o Jogo de trilha interativo pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências
Unidade temática | Matéria e energia |
Objeto de conhecimento | Uso dos materiais |
Habilidade | (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
Unidade temática | Matéria e energia |
Objeto de conhecimento | Propriedades físicas dos materiais
Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem |
Habilidade | (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. |
Matemática
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) |
Habilidade | (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O tabuleiro foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os alunos, com ou sem deficiência.
A trilha apresenta informação utilizando múltiplas formas, aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, engaja e aciona conhecimentos prévios dos estudantes.
- Apresentação: a trilha apresenta conteúdos em formatos textuais (números e palavras); táteis (legenda em braile); sonora (dado e audiodescrição das casas) permite a associação de respostas orais, visuais e táteis (imagem e som, relevo da gravação do tabuleiro no MDF) para ampliar as possibilidades de percepção.
- Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes de forma autônoma ao movimentar os pinos no tabuleiro, utilizar o dado, responder as perguntar e realizar escolhas.
- Motivação e engajamento: a garantia de participação de todos os estudantes contribui para aumentar a motivação, o engajamento e o trabalho colaborativo entre todos os estudantes.