Jogo das formas tridimensionais

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
O Jogo das formas tridimensionais é um material pedagógico acessível composto por uma base de papelão onde são fixadas cartolinas com sólidos planificados. Quando os estudantes manipulam essas peças e montam as formas tridimensionais, uma lâmpada de LED é acionada, indicando o nome do sólido formado.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos no campo da geometria. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre figuras geométricas espaciais.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse conectando o componente curricular à vida do estudante ao sugerir a associação das formas geométricas planificadas com objetos tridimensionais da vida cotidiana. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático associando as representações planificada e tridimensional das formas geométricas.

• Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.

• Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de circuito para acionamento de luz na base.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à associação de formas tridimensionais a objetos do mundo físico e nomear essas figuras; descrição das características de algumas figuras geométricas espaciais, relacionando-as com as duas planificações; classificação e comparação de figuras planas em relação a seus lados e vértices.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: