Percurso formativo do Instituto Rodrigo Mendes pretende contemplar representantes de secretarias municipais de educação das cinco regiões do Brasil
As inscrições para o projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2021 estão abertas e podem ser realizadas até 01 de março. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
O objetivo geral da formação é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes, com e sem deficiência, nas classes comuns.
A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Conheça materiais pedagógicos acessíveis construídos pelos educadores nas edições passadas
+ Jogo do Território
+ Jogo da pirâmide alimentar
+ Tabuleiro de RPG
Edição de 2021 e inscrições
A edição de 2021 contemplará 10 unidades escolares das cinco regiões do Brasil. Os grupos de cada escola serão compostos por um gestor escolar, um professor de sala de aula comum e um do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias municipais de educação, por meio do preenchimento de formulário on-line e do envio de um vídeo de apresentação.
A lista dos munícipios escolhidos será divulgada no dia 19 de março. Todos os detalhes sobre o processo podem ser conferidos no edital.
Saiba mais
+ Conheça o edital completo
Como funciona a formação
Serão 12 encontros a serem realizados inteiramente a distância, por meio da plataforma de videoconferências Zoom, entre os meses de abril e agosto de 2021.
Durante esse período, os cursistas desenvolverão um projeto autoral por escola no Ambiente Virtual de Aprendizado do curso e construirão um Material Pedagógico Acessível utilizando diversas tecnologias.
A proposta é finalizar a formação com a implementação de um plano de aula a partir da utilização do material.
Experiência compartilhada no DIVERSA
Os educadores que desenvolverem os melhores projetos ainda poderão compartilhar suas experiências no DIVERSA, com a produção de um relato, apresentação do material e tutorial de como construí-lo.
O DIVERSA conta com inúmeros materiais, que podem ser recriados de acordo com a realidade de sua turma e de sua rede. A ideia é inspirar educadores de todo o país a elaborar estratégias pedagógicas inclusivas e acessíveis para toda a classe.
Caso tenha alguma dúvida, é possível encaminhá-la para a equipe do IRM responsável pelo desenvolvimento da formação, pelo e-mail formacao@rm.org.br