O Caminho sustentável é um material pedagógico acessível elaborado para trabalhar com as crianças, de forma lúdica, conteúdos de sustentabilidade, como a geração de resíduos e a reciclagem. Dessa forma, o material está em sintonia com os Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
O material é composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, todos cortados em MDF, com apoio da cortadora a laser. A guarita conta com sensor de presença e um sistema de áudio que reproduz questões sobre sustentabilidade. Além de uma pista para o jogo, que pode ser construída com a participação dos estudantes, de acordo com o território onde está localizada a escola.
Para jogar, o estudante aproxima o caminhão da cancela. O sensor comanda o áudio, que indica os locais de coleta e questões de reciclagem. Os estudantes decidem, em grupo, as respostas das questões, escrevem na lousa e, em caso de acerto, recolhem a carta com o “lixo” na caçamba.
Ao término do caminho, cada um dos grupos deve contar quantos elementos pegaram e descartar na lixeira adequada. O grupo vencedor será aquele com maior número de estrelas recebidas por resposta correta em cada uma das etapas.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Esse projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar e a atividade envolve conteúdos curriculares de ciências, geografia, matemática e língua portuguesa.
Considerando o relato de experiência das educadoras da UME Cidade de Santos e as possibilidades de uso em outras escolas, esse material pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Matemática
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Contagem de rotina
Contagem ascendente e descendente |
Habilidade | (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. |
Matemática
Unidade temática | Geometria |
Objeto de conhecimento | Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência |
Habilidade | (EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência. |
Geografia
Unidade temática | Formas de representação e pensamento espacial |
Objeto de conhecimento | Localização, orientação e representação espacial |
Habilidade | (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. |
Ciências
Unidade temática | Matéria e energia |
Objeto de conhecimento | Características dos materiais |
Habilidade | (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
Língua portuguesa
Unidade temática | Campo da vida cotidiana |
Objeto de conhecimento |
Compreensão em leitura |
Habilidade | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O jogo foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e possui diversos recursos para minimizar barreiras à participação autônoma de todos os estudantes, com ou sem deficiência.
O formato lúdico do material aumenta o interesse e o desejo das alunas e dos alunos em participar da atividade. O Caminho sustentável conta com elementos:
- Visuais: caminhos “gigantes” com elementos do entorno da escola;
- Táteis: miniaturas dos caminhões e guarita com cancela;
- Sonoros: reprodução do áudio acionado por sensor de presença.
A participação dos estudantes na construção da maquete do entorno da escola, na elaboração das perguntas e na pintura para a confecção do jogo contribui para acionar conhecimentos prévios e desenvolver o protagonismo.
A atividade estimula o manuseio dos caminhões e o trabalho colaborativo em pequenos grupos para a interpretação das questões, o diálogo, a resolução dos problemas e a escrita das respostas.
O uso deste MPA permite a alteração de função entre os participantes e a possibilidade de expressarem os conhecimentos adquiridos por diferentes vias de aprendizagem.