O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como trabalhar currículo do 9º ano com aluno com Síndrome de Down não alfabetizado?

Na escola pública em que trabalho recebemos um aluno com Síndrome de Down o ano passado no 8º ano e este ano ele está no 9° ano e vai ser meu aluno. Estou ansiosa, pois ouvi dos professores que ele não está alfabetizado ainda e é um aluno que pouco ficou em sala de aula, cheios de vontades. Eu gostaria de receber algumas orientações e estratégias para trabalhar com este aluno. Sei que ele gosta muito de histórias, desenhar os personagens, mas não lê nem escreve. A minha principal dúvida é como passar para ele o currículo do 9º ano, se vou apenas dar atividades de letramento.

Maria Roma de Matos, professora de língua portuguesa.

Adequação curricular

2 respostas

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 14/03/2018

Olá Maria Roma, também já vivenciei essa experiência quando atuava em classe comum. Atualmente estou atuando como professora especialista de sala de recurso e itinerância para alunos com transtorno do espectro autista – TEA. Identifico que a melhor forma é essa mesma, essa sondagem que você está realizando sobre o perfil e os gostos desse aluno. Mas é interessante realizar uma sondagem individual com esse aluno, para investigar suas dificuldades e potencializar suas habilidades.Também, seria interessante saber dos familiares, como é o relacionamento com a família, com o grupo social, seus gostos e afazeres fora da escola. Buscar e ampliar informações relevantes que possam ser trabalhadas de comum acordo com todos os professores das demais disciplinas e com toda equipe escolar. Sugiro que trabalhe com grandes eixos temáticos, explorando o máximo a contextualização por meio de figuras relacionadas às palavras que formam texto, livros e revistas com personagens que chamam sua atenção. E também, utilizar como auxilio pedagógico as ferramentas tecnológicas que fortalecem o processo de interação/comunicação com diversos sistemas de linguagem, visual, auditiva. Saiba que seu entusiamo e dedicação são ferramentas metodológicas fortíssimas e auxiliarão a promover uma aprendizagem significativa. Vá em frente, abraços.

50% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Clementina Cândida Madureira Ribeiro em 15/05/2018

Uma sugestão apenas: para além das atividades da resposta anterior, que são ótimas, também se pode aplicar o método das 28 palavras para tentar que ele inicie a leitura e escrita. Este método é excelente para alunos com deficiência intelectual ou dificuldades de aprendizagem graves, em anos iniciais de 1º ciclo para não terem de chegar ao 9º ano sem saber ler e escrever. Obrigada

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: