Olá Maria Roma, também já vivenciei essa experiência quando atuava em classe comum. Atualmente estou atuando como professora especialista de sala de recurso e itinerância para alunos com transtorno do espectro autista – TEA. Identifico que a melhor forma é essa mesma, essa sondagem que você está realizando sobre o perfil e os gostos desse aluno. Mas é interessante realizar uma sondagem individual com esse aluno, para investigar suas dificuldades e potencializar suas habilidades.Também, seria interessante saber dos familiares, como é o relacionamento com a família, com o grupo social, seus gostos e afazeres fora da escola. Buscar e ampliar informações relevantes que possam ser trabalhadas de comum acordo com todos os professores das demais disciplinas e com toda equipe escolar. Sugiro que trabalhe com grandes eixos temáticos, explorando o máximo a contextualização por meio de figuras relacionadas às palavras que formam texto, livros e revistas com personagens que chamam sua atenção. E também, utilizar como auxilio pedagógico as ferramentas tecnológicas que fortalecem o processo de interação/comunicação com diversos sistemas de linguagem, visual, auditiva. Saiba que seu entusiamo e dedicação são ferramentas metodológicas fortíssimas e auxiliarão a promover uma aprendizagem significativa. Vá em frente, abraços.