Em 2010, iniciou-se a inclusão de cadeirantes na escola onde trabalho. Trabalho em uma sala diferenciada, onde se desenvolve um projeto de trabalho chamado Oficina do Saber que auxilia a criança em suas dificuldades de aprendizagem . Trabalho com jogos, quebra-cabeças, memória, etc, em consonância com o professor da sala.
Nesse ano chegaram duas cadeirantes, uma na Educação Infantil e outra no 3º ano. Tive orientações de profissionais do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado) para atentar a coordenação motora uma vez que as alunas tem inteligência preservada. A aluna da Educação Infantil, apresenta maior dificuldade na visão, usando tampão, se comunica muito bem (fala até demais) é uma graça e tem a coordenação da mão esquerda mais solta que a direita. Trabalhei muito letras móveis do seu nome, cores, blocos lógicos, lia várias histórias e fazia interpretação oral e reconto. Havia dias que estava bem interessada e disposta, em outros queria apenas conversar e relatar fatos de sua vida familiar. Concluiu o ano já reconhecendo as cores primárias e as letrinhas de seu nome.
A outra aluna do 3º ano já era alfabetizada era mais comprometida na coordenação e fala, babava muito. Tinha onze anos já se sentia adolescente havia dias que se propunha a fazer as atividades e outros não, quando isso ocorria optava por montar cenas em sequência, para que ela relatasse e eu fazia o registro digitando e no final ela digitava seu nome. No ínicio não foi fácil principalmente com essa aluna, pois é totalmente dependente, precisava ser alutada da baba para não molhar a folha da atividade ou o notebook, além de estimulá-la para que tivesse vontade de fazer a atividade proposta sendo que essa era sempre um desafio, pois precisava que se esforçasse mentalmente para a concluir. Teve boa frequência no primeiro semestre, já no segundo teve muitas complicações na saúde e menos frequência. Sempre participou de todos os eventos da escola. Foi aceita por seus colegas de sala e era até paparicadas. Essa aluna é totalmente normal faz manha, arte e até pouco caso em algumas situações. É inteligentissíma mas pouco interessada. Concluiu o ano, foi aprovada, esta no 4º ano do Ensino Fundamental esse ano tem apresentado muitas dores nas pernas, fica mais nas almofadas e sofá do que na cadeira também está com a saúde mais frágil, mas continua sendo inteligente.