Relatos iniciais do DIVERSA

Escola Bilíngue

A fim de atender as orientações do MEC, bem como a legislação vigente, a Secretaria Municipal de Educação iniciou no ano de 2011 o projeto: Escola Bilíngue. Tal projeto tem por objetivo disseminar a Língua de sinais, bem como possibilitar aos alunos com surdez maior interação entre os alunos da sala de aula. O projeto se constitui no ensino de Libras nas salas de ensino regular dos alunos com surdez profunda, pela professora do AEE.

Inicialmente as aulas de Libras estão sendo ministradas uma vez por semana durante uma hora, em 03 escolas municipais: EM Ocyr Azevedo, EM Domingos Ferreira de Medeiros e EM Juraci Menezes Peralta e, futuramente, pretende-se que este trabalho se estenda ao maior número de escolas possível. O projeto vem apresentando ótimos resultados, pois durante as visitas de itinerância realizadas nas mesmas salas em que as aulas ocorrem, podemos constatar que, tanto os professores estão se sentindo mais seguros para se comunicar com o aluno com surdez, melhorando a interação entre professor/aluno, quanto também os demais alunos da classe. Através do aprendizado da Libras podemos perceber que amplia-se o canal de comunicação entre os alunos surdos e ouvintes propiciando a interação e a cooperação entre os mesmos, elementos imprescindíveis a aprendizagem e a auto-estima, bem como elementos indispensáveis para a efetivação de uma escola inclusiva. Outro ponto que nos chamou a atenção foi o interesse e o entusiasmo com que os alunos com surdez participam das aulas. Tal situação permite ainda ao aluno com surdez um maior “empoderamento” diante de sua realidade: levantam-se para ensinar aos colegas a execução correta do sinal, enfim se sentem extremamente valorizados e estimulados, mudando seu status diante de seus colegas “como alguém que pode lhes ensinar algo novo” aumentando sua auto-estima e motivando-os a aprender.

Souza, Daniela Lázari de Almeida

Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.

E-mail: danlaryalmeida@gmail.com

Deixe um comentário