Webinários abordaram temas relevantes para estudantes, familiares e educadores sobre suspensão de aulas presenciais e a fase de reabertura das escolas
Para debater os rumos da educação inclusiva no contexto da pandemia da covid-19, o DIVERSA e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizaram o segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia” durante os meses de agosto a novembro.
A série de webinários deu continuidade ao primeiro ciclo de debates que se iniciaram no mês de junho e proporcionou reflexões sobre os desafios do ensino híbrido sob a perspectiva de volta gradual às aulas presenciais, além de continuar dialogando sobre uma educação para todas e todos no período remoto.
Saiba mais sobre o primeiro ciclo:
+ Confira a série de webinários sobre a educação inclusiva durante a pandemia
As transmissões tiveram a participação de educadores, gestores públicos, especialistas na área da educação, estudantes, e o público, que assistiu aos eventos ao vivo e enviou perguntas e comentários por meio do chat.
Todas as transmissões contaram com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição. As gravações estão disponíveis no canal do Youtube do IRM.
No último dia 4 de novembro, o webinário “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias” marcou o encerramento do segundo ciclo da série. Fique por dentro de tudo que rolou em todas as transmissões:
Acessibilidade informacional durante a pandemia
O webinário de estreia do segundo ciclo foi sobre “Acessibilidade informacional durante a pandemia”. Foi abordada a questão das tecnologias assistivas para assegurar o direito de acesso à informação de qualidade a todas e todos. Foram destacadas ações da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED, SP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC, SP) nesse sentido.
Intencionalidade pedagógica do trabalho remoto e suas ferramentas
Na sequência dos webinários, a discussão foi a respeito da “Intencionalidade pedagógica do trabalho remoto e suas ferramentas”, com objetivo de refletir acerca das possibilidades de utilização de recursos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas no ensino remoto e híbrido após a reabertura das escolas. Serviram como referências para o desenvolvimento do tema as iniciativas do Canal Educação da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (SEDUC, PI) e do Itaú Social.
Consequências da pandemia na profissão de educador
Nos dois últimos debates do segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia”, foram abordadas, respectivamente, as “Consequências da pandemia na profissão de educador” e as “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias”.
A primeira transmissão trouxe aspectos profissionais, psicológicos e emocionais da rotina do educador em tempos de pandemia, baseando-se na pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus”, desenvolvida pelo Instituto Península, e nas experiências do professor André Cyrino, da Rede de Educação Estadual do Ceará.
Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias
Para concluir o ciclo, o último webinário apresentou o depoimento de uma estudante sobre sua aprendizagem antes do fechamento das escolas e durante o período remoto, além de destacar ações feitas pelo UNICEF Brasil para minimizar os impactos da pandemia da covid-19, especialmente os relacionados à educação, às crianças e aos adolescentes.