O Painel de adivinhação foi desenvolvido para tornar a contação de histórias mais lúdica e divertida. Ele é composto por um painel de MDF com dois lados. Em um dos lados, há 8 botões grandes e coloridos que acionam áudios. Para cada botão grande, há um botão pequeno, uma lâmpada de LED e uma gravura colada com velcro do lado aposto, que correspondem ao áudio selecionado.
Para iniciar, um jogador aperta um botão grande colorido de um lado do material, que reproduzirá um áudio de um animal. O segundo jogador deve apertar o botão correspondente àquele animal do lado oposto, selecionando por meio da gravura. Se estiver correto, também será acionado um áudio e o LED irá acender.
Na implementação na EMEF Guimarães Rosa, este material foi utilizado como um jogo em que cada equipe de estudantes deveria seguir as dicas sobre as diversas características de um animal para descobri-lo e acionar o botão correspondente no painel de adivinhação.
Interessante destacar que as imagens e os áudios do painel de adivinhação podem ser facilmente alterados, podendo ser trabalhados diferentes conteúdos.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Guimarães Rosa e possibilidades de uso em outras escolas, este material pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua portuguesa
Unidade temática | Análise linguística/ semiótica (Alfabetização) |
Objeto de conhecimento | Construção do sistema alfabético |
Habilidade | (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. |
Unidade temática | Escrita |
Objeto de conhecimento | Escrita autônoma e compartilhada |
Habilidade | (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). |
Ciências
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Seres vivos no ambiente |
Habilidade | (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. |
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Características e desenvolvimento dos animais |
Habilidade | (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Painel de adivinhação foi confeccionado inspirado no conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos multissensoriais para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes, com ou sem deficiência.
O painel conta com elementos: visuais (botões coloridos, cartas de apoio e iluminação de LED); táteis (botões grandes e pequenos); sonoros (áudios dos nomes e sons dos animais emitidos pelo painel).
A utilização do material favorece a troca entre os pares e a aprendizagem torna-se mais significativa pela estratégia de gameficação de perguntas e respostas, com as dicas escritas e visuais para chegar à resposta correta. O painel utiliza animais escolhidos pelos estudantes, favorecendo o resgate de conhecimento prévios da turma e permite a construção de um material com a identidade coletiva dos estudantes.