Baixe este tutorial para impressão
O que você vai precisar
Materiais
- 46 bolas de isopor de 2 cm;
- 8 palitos de churrasco;
- Tinta de 6 cores diferentes;
- Linha branca;
- 4 miçangas.
Ferramentas e utensílios
- Tesoura;
- Agulha de costura;
- Pincel.
Bases nitrogenadas, açúcares e fosfatos
- Passo 1: pinte as bolas de isopor. Escolha seis cores diferentes para representar os grupos de açúcares, fosfatos e as quatro bases nitrogenadas.
Neste modelo, as cores branca e vermelha foram usadas para açúcares e fosfato. Verde, azul, amarelo e rosa representaram as bases nitrogenadas.
- Passo 2: com a tinta seca, organize as bases nitrogenadas em pares de acordo com as combinações (citosina com guanina e timina com adenina). A ordem das cores não importa, desde que fiquem nos pares corretos.
Posicione as bases nitrogenadas no meio de cada metade do palito deixando as pontas livres. Em seguida, posicione os açúcares nas pontas de cada palito.
Construindo os filamentos
- Passo 3: corte um pedaço de linha suficiente para atravessar 15 bolas de isopor. Passe a linha na agulha e amarre uma miçanga na ponta.
Em seguida, passe a linha pelo centro de cada bola, alternando açúcar e fosfato até que todos os palitos estejam fixados. Finalize amarrando a outra miçanga depois da última bolinha.
Repita o processo para o outro lado dos palitos.
Criando a dupla hélice
- Passo 4: faça um ponto de cola em cada lado das bolinhas das extremidades para fixar todo o modelo.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Gire as duas cordas em um movimento anti-horário para imitar a aparência da verdadeira dupla hélice. Aproveite o recurso com seus alunos com e sem deficiência na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.