Uma iniciativa Instituto Rodrigo Mendes

Compartilhe sua experiência

Nesse espaço você pode compartilhar sua experiência em educação inclusiva com outros educadores e membros da comunidade escolar – gestores, família e poder público.

Participa do processo de ensino-aprendizagem?
Se você é professor de sala de aula comum, professor de AEE, profissional de apoio etc., procure responder estas perguntas ao relatar sua experiência:

  • Quais eram as características da escola e da turma?
  • Descreva as características dos estudantes com deficiência.
  • Quais foram as barreiras percebidas?
  • Que ações foram realizadas para lidar com a situação? Que estratégias pedagógicas foram planejadas? Como foram implementadas? Houve a (re)organização de materiais/recursos durante o processo?
  • Qual foi a colaboração do atendimento educacional especializado nas ações realizadas?
  • Como foi a participação da direção da escola, coordenação pedagógica, família e outros parceiros?
  • Quais foram os principais resultados observados? Quais são as perspectivas de continuidade?
Participa da gestão da escola?
Se você é coordenador, gestor escolar etc., procure responder estas perguntas ao relatar sua experiência:

  • Quais eram as características da escola?
  • Que atividades estavam sendo desenvolvidas? Como era a participação dos estudantes com deficiência?
  • Quais foram as barreiras percebidas?
  • Que estratégias foram planejadas e implementadas?
  • Como foi a participação da equipe de profissionais da escola?
  • Houve envolvimento da secretaria de educação, de familiares dos estudantes e de outros parceiros?
  • As ações realizadas influenciaram o projeto político-pedagógico da escola? Conte que mudanças foram implementadas.
  • Quais foram os principais resultados observados? Quais são as perspectivas de continuidade?
Participa da gestão da rede de ensino?
Se você é técnico de secretaria de educação, gestor público etc., procure responder estas perguntas ao relatar sua experiência:

  • Como está organizada a rede de ensino? Quais são as políticas de educação inclusiva?
  • Quais foram as principais dificuldades enfrentadas na implementação de tais políticas?
  • Que estratégias foram planejadas e implementadas?
  • Houve participação dos gestores escolares da rede?
  • Houve articulação com outras secretarias ou outros parceiros?
  • Quais foram os principais resultados observados? Quais são as perspectivas de continuidade?
Familiar ou responsável legal?
Se você é familiar ou responsável por um estudante com deficiência, procure responder estas perguntas ao relatar sua experiência:

  • Descreva a trajetória escolar de seu familiar.
  • Quais foram as barreiras percebidas?
  • Que ações foram planejadas e implementadas?
  • Como foi a participação da direção da escola, coordenação pedagógica, dos educadores e outros?
  • Quais foram os principais resultados observados? Quais são as perspectivas para o desenvolvimento do estudante?

Receba a newsletter do DIVERSA