Maquete do paladar

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A Maquete do paladar é um material pedagógico acessível que simula uma boca. Na estrutura, feita de papelão e cartolina, são colados copos de café descartáveis para representar os dentes. A língua é dividida de acordo com as áreas onde os diferentes sabores – como o salgado, o amargo etc. – são percebidos. Quando os estudantes encaixam peças com figuras de alimentos no lugar correto, como o desenho de um chocolate na área correspondente ao paladar doce, um circuito eletrônico simples é acionado e lâmpadas de LED se acendem.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o paladar de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do funcionamento do paladar.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do paladar.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento do paladar por meio da manipulação do modelo, levantando hipóteses sobre os sabores dos alimentos.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que os estudantes podem partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento do paladar.

• Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de um circuito para acionamento de luzes.

• Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo, permitindo a tomada de decisões fundamentadas.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

O material pedagógico apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções.

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