Sistemas digestório e respiratório

O modelo dos Sistemas digestório e respiratório é um material pedagógico composto por um boneco de papelão com tubos que representam os canais de condução de ar e alimento. Seringas são conectadas às duas pontas dos tubos, permitindo a circulação em cada um deles de uma tinta de cor diferente para os sistemas representados.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

  • Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem os sistemas respiratório e digestório de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano e da manipulação dos conceitos na exploração do recurso.
  • Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela memória de trabalho.
  • Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências ao longo do ensino fundamental. Nos anos iniciais do primeiro segmento é um recurso para contribuir para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções. Para estudantes do segundo segmento, apoia o trabalho com os componentes curriculares de interação entre os sistemas especialmente ao propor a manipulação do modelo para compreensão do organismo como um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Anton Dworsak, localizada em Duque de Caxias (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Sistemas digestório e respiratório pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Ciências – 5º ano

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

  • Conhecimento: o material amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial dos sistemas respiratório e digestório.
  • Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento dos dois sistemas por meio da manipulação do modelo.
  • Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento dos sistemas representados.
  • Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo permitindo a tomada de decisões fundamentadas.
  • Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Deixe um comentário