Sistemas digestório e respiratório

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O modelo dos Sistemas digestório e respiratório é um material pedagógico composto por um boneco de papelão com tubos que representam os canais de condução de ar e alimento. Seringas são conectadas às duas pontas dos tubos, permitindo a circulação em cada um deles de uma tinta de cor diferente para os sistemas representados.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem os sistemas respiratório e digestório de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano e da manipulação dos conceitos na exploração do recurso.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: o material amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial dos sistemas respiratório e digestório.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento dos dois sistemas por meio da manipulação do modelo.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento dos sistemas representados.

• Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo permitindo a tomada de decisões fundamentadas.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências ao longo do ensino fundamental. Nos anos iniciais do primeiro segmento é um recurso para contribuir para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções. Para estudantes do segundo segmento, apoia o trabalho com os componentes curriculares de interação entre os sistemas especialmente ao propor a manipulação do modelo para compreensão do organismo como um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

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