Material pedagógico composto por um edifício feito de papelão com as janelas em papel translúcido. Por trás de cada janela há uma lâmpada de LED ligada a um circuito eletrônico. Ao acender um determinado número de luzes caberá aos estudantes fazer a representação numérica utilizando materiais diversificados.
Atributos do desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos relacionados a aritmética e álgebra. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre contagem e representação numérica.
- Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.
- Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.
Articulação a Base nacional comum curricular (BNCC)
O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à contagem, problemas relacionados à adição e subtração, padrões e sequências e representação numérica.
Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Oscar Weinschenck, localizada na cidade de Queimados (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Contando as luzes pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Crianças bem pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Campo de experiências | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
Objetivos de aprendizagem e conhecimento | (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Campo de experiências | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
Objetivos de aprendizagem e conhecimento | (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Campo de experiências | O eu, o outro e o nós |
Objetivos de aprendizagem e conhecimento | (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:
- Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a à resolução de problemas da vida cotidiana.
- Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.
- Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.
- Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de circuito para acionamento de luz no edifício.
- Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.