A Caixa sensorial é um material pedagógico acessível que pode ser usado para ampliar as formas dos estudantes responderem perguntas simples, do tipo “sim” ou “não”. O recurso é feito com uma caixa de papelão, dentro da qual o motor de um carrinho de controle remoto é adaptado. Por meio do controle, o professor pode acender duas lâmpadas de LED na tampa: uma verde, para as respostas positivas, e uma vermelha, para as negativas. É possível, ainda, fazer a estrutura vibrar.
Articulação com a Base nacional comum curricular
A Caixa sensorial foi usada na Escola Municipal Doutor Ely Baiense Vailante, em Mesquita (RJ), durante uma atividade da área de linguagens com uma turma do 2º ano do ensino fundamental. A classe era composta por 27 estudantes com e sem deficiência. O material foi escolhido para apoiar a expressão de quem apresentava mais dificuldades de interação e verbalização.
Nesse contexto, a Caixa sensorial foi uma estratégia pedagógica para o seguinte objetivo de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua portuguesa – 1º ao 5º ano do ensino fundamental
Prática de linguagem | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula |
Habilidade | (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: a caixa sensorial permite a associação de respostas orais e visuais (imagem e luz) para ampliar as possibilidades de percepção.
- Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para explorar e responder perguntas simples (sim/não) e como forma de complementar ou substituir a expressão verbal.
- Motivação e engajamento: a garantia de participação de estudantes não verbais ajuda em sua motivação, engajamento e trabalho colaborativo com os colegas.