Caixa de instrumentos musicais

A Caixa de instrumentos musicais foi idealizada com o objetivo de trabalhar conteúdos de arte e educação física, como memória musical, musicalidade, dança, ritmo e exploração de movimentos corporais. 

O material é composto por uma caixa de MDF cortada a laser, que contém, na parte superior, personagens tocando instrumentos musicais e, na parte frontal, ícones móveis representando cada um dos instrumentos. Embaixo de cada ícone, há um botão que, ao ser acionado, reproduz o som do instrumento. 

Para utilizar a Caixa, é necessário acionar um dos botões do material para reproduzir o som do instrumento musical a que ele corresponde. Ao escutar, o estudante deve classificar o instrumento (sopro, percussão e corda) e identificar no material o instrumento que produz tal som. O material pode ser utilizado em diversas atividades, de acordo com a estratégia pedagógica adotada.  

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de uso da Caixa de instrumentos musicais na EMEF Aurélio Arrobas, esse material pedagógico acessível (MPA) pode ser usado como estratégia pedagógica para estimular as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular: 

Arte

Unidade temática Música 
Objeto de conhecimento Elementos da linguagem 
Habilidade (EF15AR14Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. 
Unidade temática Dança 
Objeto de conhecimento Elementos da linguagem 
Habilidade (EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado. 

 

(EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. 

Educação Física

Unidade temática Danças 
Objeto de conhecimento Danças urbanas 
Habilidade (EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos). 
Unidade temática Danças 
Objeto de conhecimento Danças do contexto comunitário e regional 
Habilidade (EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal. 

 Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Caixa de instrumentos musicais foi confeccionada em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos sonoros, visuais e táteis (som e miniaturas 2D) para minimizar as barreiras à participação de todos os estudantes e ampliar as possibilidades de percepção e associação de informações para a elaboração de respostas.

Deixe um comentário