Boneco articulado

 
O Boneco articulado é um material pedagógico acessível feito com peças de papelão conectadas com colchetes metálicos. O recurso conta com um circuito eletrônico de lâmpadas LED e pequenas placas com as palavras “tronco”, “cabeça” e “membros” em língua portuguesa e em braille (é possível adicionar sinais de Libras). Quando essas plaquetas são encaixadas nos lugares corretos do boneco, as luzes se acendem.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Este material pedagógico acessível foi usado pelo professor Cristiano Jesus da Silva em uma turma do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Dolores, em Mesquita (RJ). A classe tinha cerca de 20 estudantes, entre eles uma garota com uma hipótese de diagnóstico de deficiência sendo investigada. Ela não se comunicava oralmente.

Ao usar o Boneco articulado, o professor abordou conteúdos relacionados ao corpo humano dentro da área das ciências da natureza. Ele também trabalhou tópicos ligados a letras e sílabas, visto que a classe estava na etapa de alfabetização. Para detalhes, leia o relato do professor sobre essa experiência no link abaixo do vídeo.

Considerando a atividade desenvolvida por Cristiano e outras possibilidades de uso na escola, o Boneco articulado pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 1º do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Vida e evolução
OBJETO DE CONHECIMENTO Corpo humano
HABILIDADE (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o material proporciona opções para a percepção ao usar marcação em tinta e em braille nas peças e por se tratar de um modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o corpo humano de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Ele oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos; oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre as partes do corpo humano.

• Interação e expressão: oferece opções para a expressão e a comunicação pelos estudantes; oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida; oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados manipulação do recurso.

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