Dorival, sua escola inclusiva e o ingresso no ensino superior

Dorival, estudante da rede pública de ensino do Piauí, foi recentemente aprovado no processo seletivo do curso de Geoprocessamento, do Instituto Federal do Piauí. O caso de Dorival, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é mais um dos exemplos de boas práticas de educação inclusiva que temos acompanhado em todas as regiões do Brasil.

Sua história mostra que participar da sala de aula comum, conviver com as diferenças e ser desafiado são condições insubstituíveis para que cada estudante tenha a chance de alcançar o seu melhor. Incluir enriquece a todos.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 07/05/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/343sdNL.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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