Alfabetização e inclusão: educadores e familiares de crianças com deficiência contam suas experiências
Para comemorar o Dia Nacional da Alfabetização, atualizamos a notícia publicada originalmente em 01/09/2018 com novas experiências
Além do Dia internacional da alfabetização, comemorado em 8 de setembro e instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um compromisso pela erradicação do analfabetismo, em 14 de novembro comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Alfabetização.
Conforme reforça a Unesco, a alfabetização é essencial para o desenvolvimento pessoal e social de todas as pessoas. Trata-se de um direito humano vital para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Para as escolas, na prática, o desafio é garantir que todos possam aprender a ler e a escrever. Para celebrar a data, educadores e familiares de todo o Brasil contam como desenvolveram estratégias pedagógicas para alfabetizar turmas com estudantes público-alvo da educação especial. Além disso, separamos reflexões de especialistas que tratam do tema. Confira!
Boas práticas
Material pedagógico que projeta luz diverte crianças em aulas de alfabetização
Professora de Duque de Caxias (RJ) usa papelão e celular para criar recurso para ensinar alunos do 2º ano do ensino fundamental a ler e a escrever.
Escola cria material pedagógico para alfabetizar crianças surdas e ouvintes
Com painel feito com uma caixa de papelão e embalagens de margarina, educadora cria atividades de alfabetização em turma com alunos com e sem deficiência auditiva.
Ressignificar saberes para valorizar eficiências no processo de alfabetização
Educadoras passam a contextualizar processo de ensino de acordo com gostos pessoais de estudante com autismo e obtêm avanços.
Material para a alfabetização de jovens e adultos estimula a participação de todas e todos
Recurso pedagógico acessível desenvolvido por educadores possibilitou acesso ao conteúdo proposto para toda a turma da EJA.
Alfabetização de criança com expectativas de aprendizagem diferentes da turma
Professora conta como desenvolveu estratégias de planejamento e de avaliação para ensinar garoto a ler e escrever em meio a turma já alfabetizada, garantindo aprendizagem e acesso ao mesmo currículo.
Conheça a opinião de especialistas
Os artigos abaixo trazem aspectos importantes na construção de uma sociedade inclusiva para todas e todos, partindo da alfabetização.
Leitura e escrita na educação infantil com sentido e significado
Especialista em educação infantil analisa a importância da brincadeira e das práticas sociais na aprendizagem da leitura e escrita de crianças.
Escrita e alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Especialista em psicologia escolar comenta como alfabetização pode estimular laços sociais e promover reordenamento do campo simbólico em crianças com autismo.
Mais referências sobre alfabetização
Quer se informar ainda mais? Confira todos os conteúdos do DIVERSA sobre alfabetização.