Nosso trabalho constou em um resgate histórico da comunidade de Voadeira, distrito de Barra do Garças (MT), utilizando como fonte de pesquisa as memórias orais dos moradores da comunidade.
No entanto, para que as crianças pudessem tornar-se verdadeiros historiadores, várias etapas de um projeto contribuíram para o entendimento histórico dos alunos, de modo que eles puderam construir seus conhecimentos partindo de sua realidade para depois compreenderam o todo.
Todas as etapas do projeto, foram fundamentais, pois as crianças trabalharam em conjunto: realizaram entrevistas, produziram textos e desenhos até culminarem na produção de um documentário de 15 minutos no qual os alunos foram repórteres, protagonistas, produtores e idealizadores.
Por ser uma sala multisseriada, o trabalho foi todo integrado, sem esquecer, claro, de nossa aluna que possui deficiência física, que participou de todas as etapas do projeto, inclusive da pesquisa realizada de casa em casa com os moradores. Ela realizou as atividades, deu entrevistas e participou da tomada de decisões. Mesmo sendo do Pré-escolar I, ela construiu seus conhecimentos contribuindo efetivamente para o projeto.
Participante do prêmio Educador Nota 10 – 2013