Neste mês, o DIVERSA lança seu mais novo estudo de caso sobre a experiência educacional inclusiva do Colégio Coronel Pilar, de Santa Maria (RS), com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre os desafios do atendimento de estudantes com deficiência nas escolas regulares no ensino médio.
O caso conta a trajetória escolar de Renata, uma adolescente com Síndrome de Down. O estudo ajuda a entender como a articulação de políticas públicas e a mobilização da comunidade escolar podem colaborar para a garantia de uma educação de qualidade para os alunos com deficiência.
Mudanças necessárias
Segundo Rodrigo Hübner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), é preciso lembrar que a educação é um direito fundamental e, portanto, deve ser garantida a todos, sem exceção. Por outro lado, a educação inclusiva descontroi o modelo que há hoje e propõe que o respeito à forma única e singular de cada indivíduo construir o conhecimento precisa encontrar espaço. “Quando se tem alguém com deficiência na escola, os educadores são obrigados a mudar. Não há como adiar”, diz Rodrigo. “A educação contemporânea deveria valorizar as diferenças, contribuindo para o desenvolvimento de competências que vão além do ler, escrever e o calcular, mas nem sempre é o que acontece. Por isso, esse exemplo da estudante gaúcha é tão significativo”, completa.
Já para Maria de Salete Silva, especialista em educação, é preciso enfrentar as mudanças necessárias para sair da obsolescência em que o ensino médio se encontra “sem parar o carro”. “Não dá para interromper tudo e recomeçar lá na frente. A experiência com Renata é mais forte que qualquer tese de doutorado. Não tenho dúvidas de que a abertura para a inclusão é que vai acelerar esse processo de mudança”, concluiu.
Outro olhar
O estudo de caso é composto por uma versão textual e outra em vídeo. O documentário é uma produção do Instituto Rodrigo Mendes e Maria Farinha Filmes, com direção de Renata Sette. O projeto teve o patrocínio do Itaú BBA e do Instituto Alana, além do apoio do Instituto Unibanco, Ministério da Educação e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
Faça o download gratuito do estudo de caso sobre a experiência educacional inclusiva do Colégio Coronel Pilar, de Santa Maria (RS) .
Assista ao documentário: