Lata de criação de histórias – Como fazer

O que você vai precisar

Materiais

  • 1 lata de tinta de 18 L;
  • Tinta spray;
  • Papel toalha ou pano (para limpeza);
  • Álcool;
  • Folha adesiva para impressão ou vinil;
  • Folhas de ímã ou fitas de ímã;
  • Pasta transparente;
  • Papel craft, jornal ou plástico (apoio para pintura);
  • Uma fita dupla face.

Ferramentas e utensílios

  • 1 celular;
  • Tesoura;
  • Reglete e punção;
  • Máscara;
  • Luvas para pintura.

Construindo a lata

  • Passo 1: limpe a lata com um pano com álcool e, se precisar, retire os resíduos de tinta com uma espátula ou lixa. A limpeza da lata vai variar de acordo com a tinta de origem. Geralmente, as tintas vendidas nessa proporção são à base de água; nesse caso, água e espátula resolvem.
  • Passo 2: pinte a lata com spray azul escuro. Prepare sua área de pintura. Vista as luvas e a máscara e aproxime o spray em torno de 30 cm da lata, aplicando a tinta em camadas. Aguarde o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Repita o processo, caso avalie necessário.

Construindo as imagens

  • Passo 3: imprima os MOLDES dos cenários; dos elementos dos cenários; dos personagens e das onomatopeias. As imagens disponíveis seguem um fluxo de início, meio e fim da história. É importante imprimir um repertório mínimo que atenda a essas etapas da história.
  • Passo 4: cole as imagens impressas em folhas de ímã ou em fitas de ímã. Caso a folha de ímã não seja adesiva, você pode colar com dupla face ou cola comum. O importante é que a figura fique fixa no ímã para fixação na lata. Recorte os elementos da história.
  • Passo 5: com a ajuda do reglete de mão e do ALFABETO MODELO, aplique o braille em todos os elementos impressos e imantados.
  • Passo 6: para o registro das histórias, baixe o aplicativo Estúdio Stop Motion, disponível para Windows Phone, iOS e Android.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Ele foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar as competências e habilidades voltadas à elaboração de narrativas, à escuta de textos, ao reconto oral, à produção textual e ao uso de recursos expressivos de histórias em quadrinhos. Aproveite a Lata de criação de histórias com estudantes com e sem deficiência na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

Deixe um comentário