Seminário on-line pretende debater os caminhos para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola comum
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o UNICEF no Brasil realizam, nesta quarta-feira (01/09), o seminário on-line “Como colocar em prática a educação inclusiva?”. O objetivo é mostrar, a partir de experiências práticas, que a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola regular é possível e beneficia a todos. O seminário será realizado das 15h às 17h (horário de Brasília), no Youtube do UNICEF Brasil, e contará com Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.
“Temos acompanhado centenas de experiências bem sucedidas de inclusão escolar em todas as regiões do Brasil. Dar visibilidade a práticas tão consistentes é fundamental para que possamos apoiar os educadores por meio de referências que os inspirem na criação de seus próprios projetos pedagógicos. O resultado é uma educação melhor para todo estudante”, destaca Rodrigo Hübner Mendes, fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes.
“Estar na escola aprendendo é um direito de cada criança, cada adolescente, sem exceção. Uma escola inclusiva reconhece que o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular e importa. Por isso, uma escola que rompe barreiras beneficia a todos”, destaca Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF Brasil.
Ainda hoje, meninos e meninas com deficiência encontram barreiras que dificultam a permanência e a aprendizagem na escola regular, que é um direito de todos. Dos estudantes com deficiência matriculados no país, 48,15% estão em distorção idade-série. Dificuldades para efetivar a matrícula, a ideia de que o estudante com deficiência está na escola só para a socialização e não para as demais atividades curriculares, a falta de infraestrutura e de recursos acessíveis são alguns dos fatores que contribuem para essa taxa.
São inúmeros, no entanto, os exemplos de que é possível colocar a inclusão em prática. As educadores Ana Célia Vieira, Juliana Forte e Katyuscia Maria da Silva apresentam relatos de diferentes experiências que mostram o rompimento dessas barreiras.
O seminário também marca o lançamento da websérie “Educação Inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”, realizada pelo UNICEF, em parceria técnica com o Instituto Rodrigo Mendes, e apoiada pela Fundação Barça. A série é composta por três episódios que alertam para a importância de não deixar ninguém para trás, sobretudo no contexto da pandemia, em que muitos estudantes perderam o vínculo com as escolas.
Programação
Data: 01/09/2021
Horário: 15h às 17h
Canal: youtube.com/unicefbrasil
- 15h – abertura:
– Rodrigo Hübner Mendes: fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes.
– Ítalo Dutra: chefe de Educação no UNICEF Brasil. - 15h30 – painel de experiências:
– Juliana Corrêa Forte: coordenadora pedagógica da educação infantil na rede municipal de São Paulo, apresenta a experiência do projeto “Sistema Solar”, iniciativa concebida a partir da participação de Juliana no projeto “Materiais pedagógicos acessíveis”.
– Ana Célia Sousa Vieira: professora de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e coordenadora pedagógica na Unidade Escolar Professora Maria De Lourdes Rebelo, apresenta o relato de uma trajetória inclusiva no Ensino Médio do estudante Dante Isaac dos Anjos, que cursa hoje o ensino superior no Instituto Federal do Piauí.
– Katyuscia Maria da Silva: pedagoga da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação do Município de Natal/RN, apresenta a experiência com o projeto “Badminton”, que é resultado da participação no projeto “Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva”. - 16h30 – Lançamento websérie “Educação Inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar.” e bate-papo entre os painelistas sobre desafios e perspectivas.