Ler o noticiário sobre nosso país nos dá a sensação de uma espécie de déjà vu diário de absurdos. Nas últimas semanas, o amplo e diversificado conjunto de mudanças que estão sendo promovidas pelo MEC representam, mais uma vez, comprometer conquistas no já sofrido campo da educação pública.
Para exemplificar, o Ministro da Educação tem declarado que os estudantes brasileiros demonstraram durante a pandemia que é possível um bom desempenho de aprendizagem, mesmo quando privados das aulas presenciais, ignorando os relatórios que retratam altos índices de evasão escolar e aumento da distorção idade/série.
Vale nos perguntarmos como será a vida dos estudantes, caso esse conjunto de perdas seja concretizado. A pandemia tem demonstrado que a escolarização em casa, mesmo quando sob responsabilidade da escola, é falha, provoca sobrecarga nas famílias, prejudica a aprendizagem e aprofunda as desigualdades.
Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 26/03/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3uIaA1e.
Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.
Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.
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