Universidades públicas de SP terão disciplina de inclusão e acessibilidade

Qualquer estudante da USP, Unicamp, Unesp e Univesp poderá se inscrever para uma das oito mil vagas por semestre do curso que será realizado em plataforma digital

Um jovem amarelo, com cabelos curtos escuros e barba, jeans e camiseta cinza cumprimenta um jovem negro, com cabelo afro, jeans escuro e camiseta vermelha, em uma cadeira de rodas. Dois outros jovens estão ao lado sorrindo: uma branca, com cabelos curtos escuros, jeans claros, regata cinza e camiseta xadrez e outro branco, com cabelos curtos e castanhos, cavanhaque e camiseta listrada. Fim da descrição
Crédito: Kampus Production/Pexels via Canva

O governo de São Paulo, por meio de articulação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), e em parceria com quatro universidades estaduais, vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), anunciou a criação da Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão. 

Essa iniciativa inédita no país foi concretizada durante uma reunião realizada na sede da SEDPcD, no fim de 2024. A disciplina terá oito mil vagas por semestre, totalizando 16 mil vagas por ano. 

Voltada à formação de estudantes universitários de todos os cursos, a nova disciplina será oferecida de forma optativa aos alunos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e está disponível a partir do primeiro semestre de 2025. 

“Essa disciplina é mais uma parceria da SEDPcD com as universidades paulistas, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade. No ano passado, avançamos com a assinatura de editais de pesquisa de tecnologia assistiva, com 52 projetos, e o lançamento de três Centros de Ciência para o Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Agora, damos mais um passo importante ao integrar esses temas na formação de nossos futuros profissionais, promovendo uma sociedade mais acessível e equitativa”, destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. 

A matéria trará conteúdos essenciais para promover uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, além do estudo dos direitos das pessoas com deficiência e da importância da cultura inclusiva. 

Os estudantes também terão acesso a conceitos sobre tecnologia assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), práticas pedagógicas voltadas à diversidade, e discussões filosóficas e éticas sobre inclusão. A disciplina reforça a importância da acessibilidade, incentivando uma visão integrada e prática em diversos contextos sociais e educacionais. 

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A Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo capacitar os estudantes universitários a compreenderem e promoverem a inclusão em diversos contextos sociais e educacionais. 

Por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar, ela busca sensibilizar futuros profissionais para a importância de eliminar barreiras, garantir os direitos das pessoas com deficiência e fomentar uma cultura que valorize a diversidade humana. 

Além disso, visa preparar os alunos para aplicar conceitos de acessibilidade, tecnologia assistiva e DUA em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

“A acessibilidade e a inclusão não são privilégios. São direitos e, com a Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, damos um importante passo para garantir que esses direitos sejam plenamente respeitados e incorporados em todos os setores da nossa sociedade”, enfatiza Marcos. 

O conteúdo estará disponível na plataforma digital da Univesp, oferecendo flexibilidade e acessibilidade aos estudantes das quatro universidades estaduais paulistas. 

A plataforma permitirá que os alunos acessem o curso de qualquer lugar, de modo a promover uma experiência de aprendizado inclusiva e alinhada aos princípios de equidade e universalidade. A carga horária abordará conteúdos amplos sobre o universo da inclusão e acessibilidade. 

A ação surge como parte de iniciativas da pasta estadual em parceria com as universidades que visam incentivar a formação de profissionais preparados para atender as pessoas com deficiência, que só no estado de São Paulo somam mais de 3,3 milhões de pessoas, segundo dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

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* Texto originalmente publicado em bauru.usp.br em 17/01/25. 

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