IRM lança guia com orientações sobre inclusão escolar para famílias

Publicação gratuita, disponível no DIVERSA, traz informações sobre como escolher escolas inclusivas e dialogar com os educadores, além de quais órgãos acionar para garantir o direito à educação para pessoas com deficiência

No centro de uma mesa está o “Guia sobre Inclusão escolar: Orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência”. A sua volta há outros objetos: lápis, caderno de anotações, folhas de sulfite em branco e uma xícara com café. A capa do Guia tem fundo na cor roxa e seis fotografias. A primeira fotografia é de um pai segurando a filha no colo enquanto ela faz a leitura de um livro em braille. O pai é um homem negro e a filha é uma menina negra. O pai auxilia a filha, guiando suas mãos no livro. A segunda foto é de uma menina branca usando um cordão de girassóis. Ela tem cabelos castanhos e sorri para a foto. A terceira foto é de um menino indígena com Síndrome de Down sorrindo para a foto. Ele usa um cocar e dois colares feitos de sementes. A quarta foto é de 11 alunos uniformizados posando para a foto dentro de uma escola. Entre os alunos, está uma menina negra que usa cadeira de rodas e abraça um colega ao lado dela. Todos sorriem para a foto. Na quinta foto, pai e mãe seguram filho que é uma criança com Síndrome de Down. Todos estão sorrindo. Na sexta e última foto, uma menina negra posa sorrindo para a foto dentro de uma sala de aula. Ela usa um macacão roxo com uma camiseta branca por baixo, tem cabelos crespos e usa o penteado maria-chiquinha. Texto na cor branca posicionado embaixo das fotografias: “Guia sobre Inclusão escolar: Orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência”. Logo do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) na cor branca centralizado na base da capa. Fim da descrição.
O lançamento da publicação inaugura a nova frente de atuação do IRM, voltada a famílias de pessoas com deficiência, e marca os 30 anos do instituto

Está no ar o Guia sobre Inclusão escolar: Orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência, desenvolvido e organizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM). O material tem como objetivo apoiar mães, pais, familiares e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência na garantia do direito que todos têm de estudar, se desenvolver, explorar seu potencial e conquistar autonomia, além de frequentar a escola como qualquer pessoa, sem discriminação ou segregação. 

O lançamento da publicação inaugura a nova frente de atuação do IRM, voltada a famílias de pessoas com deficiência, e marca os 30 anos do instituto. O conteúdo está disponível em PDF para download e pode ser acessado na nova seção do portal DIVERSA, que teve sua homepage reformulada.  

O material oferece aos leitores informações importantes, como: 

  • princípios da educação inclusiva; 
  • critérios para saber se uma escola tem um projeto inclusivo e poder dialogar com os educadores, a fim de melhorar o atendimento aos estudantes com deficiência;  
  • o que fazer se a escola não for inclusiva; 
  • mapa de direitos das crianças e dos adolescentes com deficiência, incluindo o direito à matrícula e à aprendizagem, e como cobrá-los; 
  • lista de contatos de todas as secretarias de Educação dos estados e das capitais brasileiras, dos ministérios públicos e das defensorias públicas estaduais. 

Há anos, mães e pais me procuravam pedindo auxílio para escolher uma escola inclusiva para seus filhos e para apoiá-los ao longo da jornada educacional. Entendemos que estava na hora de atender a essa demanda de forma estruturada, diz Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do IRM.   

O guia é uma iniciativa do IRM correalizada com a Globo e o Instituto Unibanco, com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, do Instituto Alana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Todos pela Educação. Durante todo o mês de outubro, o guia será divulgado na programação dos canais Globo e nas redes sociais.  

Avanços e desafios na inclusão escolar  

Desde 2008, a educação especial no país é orientada pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que reafirma o compromisso expresso na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006) de que a educação escolar se faz na convivência entre todas as pessoas, em salas de aulas comuns, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de comunicar, se mover, perceber, se relacionar, sentir e pensar.  

A implementação dessa política vem contribuindo para que a maior parte dos estudantes com deficiência frequente as mesmas salas de aulas que os demais alunos, sem segregação. De acordo com o Painel de Indicadores da Educação Especial do IRM, em 2023, 91,3% dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro do autismo (TEA) e altas habilidades ou superdotação estavam matriculados em classes comuns.  

Confira no gráfico a seguir a distribuição das matrículas da educação especial em classes comuns e em salas/escolas especiais por etapa de ensino, segundo dados do Censo Escolar de 2023: 

Apesar dos avanços promovidos após a implementação da política, muitas famílias ainda enfrentam barreiras para garantir que seus filhos e filhas com deficiência tenham efetivado o direito à educação inclusiva de qualidade. Relatos sobre recusa de matrícula, práticas capacitistas e a falta de atendimento educacional especializado (AEE) e de recursos de acessibilidade demonstram alguns dos entraves que os estudantes com deficiência enfrentam no país. 

O lançamento do guia visa contribuir para o enfrentamento de situações como essas por meio do fortalecimento das famílias na busca pela efetivação de direitos. 

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