Planisfério

O Planisfério é um material pedagógico acessível feito com recursos de baixo custo, como papelão, fita adesiva, papel sulfite e palito de sorvete. Ele permite tornar um mapa planificado em uma estrutura tridimensional. Com isso, o recurso auxilia o entendimento da relação entre a representação bidimensional e realidade geográfica da Terra.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Este material pedagógico acessível foi usado pela professora Josédina Santos em uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) em uma escola pública de Nova Iguaçu (RJ). A atividade planejada pela docente tinha como proposta tratar de temas da disciplina da geografia como continentes, países e oceanos. Participaram da aula cerca de 25 alunos, incluindo um com autismo e outro com deficiência intelectual.

Considerando a atividade desenvolvida por Josédina e outras possibilidades de uso na escola, o Planisfério pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Geografia – 3º ano do ensino fundamental

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de conhecimento Representações cartográficas
Habilidade (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica

Geografia – 4º ano do ensino fundamental

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de conhecimento Elementos constitutivos dos mapas
Habilidade (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Segundo a professora, os estudantes ficaram muito interessados na atividade. Ela acredita que o material pedagógico facilitou de maneira significativa a compreensão do conteúdo – sobretudo para os dois jovens público-alvo da educação especial, que interagiram e fizeram muitas perguntas durante a aula.

Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os alunos, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do Planisfério dialoga com alguns princípios do Desenho universal para a aprendizagem.

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