Este material pedagógico acessível foi pensado para possibilitar a aprendizagem de conteúdos de Ciências relacionados a placas tectônicas, de maneira concreta, já que muitos fenômenos geológicos não podem ser facilmente observados no Brasil, como vulcanismo, terremotos e tsunamis.
O quebra-cabeças de Placas tectônicas é um mapa 2D da superfície terrestre, composto por 4 camadas: a primeira de MDF, que representa o manto, em vermelho; acima, outra camada de MDF, que reproduz as placas tectônicas, cortadas a laser e pintadas com diferentes cores; a terceira, em acrílico transparente, que tem os continentes marcados a laser e representa os oceanos; por último, os continentes, também cortados a laser no MDF, para serem sobrepostos na marcação do acrílico, a fim de criar um relevo.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência dos educadores da EMEF João de Deus Cardoso de Mello e possibilidades de uso em outras escolas, as Placas tectônicas podem ser usadas como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências
Unidade temática | Terra e Universo |
Objeto de conhecimento | Forma, estrutura e movimentos da Terra |
Habilidade | (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
Unidade temática | Terra e Universo |
Objeto de conhecimento | Composição do ar
Efeito estufa Camada de ozônio Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e Tsunamis) Placas tectônicas e deriva continental |
Habilidade | (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O quebra-cabeça de Placas tectônicas foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) de acordo com os seguintes atributos: . Ele apresenta informações utilizando múltiplas formas, visual e tátil; engaja os estudantes; e aproxima o componente curricular, acionando conhecimentos prévios. O seu manuseio facilita a compreensão dos conteúdos abordados.
- Apresentação: o material faz uso de representação visual das camadas terrestres com diferentes cores e texturas (acrílico e MDF).
- Interação e expressão: a interação com o material explora principalmente o tato na montagem do quebra-cabeças e sobreposição das camadas. Os estudantes podem demonstrar os conhecimentos desenvolvidos por meio da montagem correta, e da simulação de movimentos dos continentes sob as placas, além de explicações verbais e textuais para os fenômenos naturais.
- Motivação e engajamento: Permite motivar os estudantes com estratégias lúdicas de montagem do quebra-cabeças e sobreposição das camadas, além de jogos e questionários entre os estudantes.