O Modelo do sistema urinário é um material pedagógico acessível de baixo custo que reproduz o funcionamento do aparelho urinário humano. O recurso é feito em uma base de papelão que simula o tronco de um corpo. Nessa estrutura, são fixadas três bexigas nos lugares correspondentes aos dois rins e à bexiga. Esses balões são conectados com tubos transparentes e seringas. Quando se adiciona água no material, ela desce pelos canos e circula pelos órgãos e vias urinárias.
Roselma Vieira, professora do 5º ano do ensino fundamental, utilizou o recurso em uma atividade de Ciências da natureza na Escola Fundamental Maria Dolores, em Mesquita (RJ). A turma contava com 31 crianças, incluindo um aluno com baixa visão e outro com deficiência intelectual.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Acostumada a planejar suas aulas buscando aproximar o currículo com os interesses e a vida cotidiana dos estudantes, a docente usou o material pedagógico para “dar forma e vida” ao que havia sido estudado semanas antes. De acordo com a avaliação da professora, a classe teve dificuldades nas aulas de distribuição dos nutrientes e eliminação dos resíduos pelo organismo, já que só houve uma explicação oral e a cópia do quadro negro. Um recurso concreto poderia facilitar a aprendizagem.
Na aula em que Roselma usou o material pedagógico, ela retomou o conteúdo das aulas anteriores enquanto as crianças manipulavam-no. Elas contaram histórias de familiares que tiveram doenças relacionadas aos órgãos apresentados na maquete. Empolgados, os estudantes levantaram questões que permitiram conversas sobre alimentação, saúde, higiene, prevenção de doenças etc.
Considerando esta atividade e outros usos em sala de aula, o Modelo do sistema urinário pode ser usado como estratégia pedagógica para o seguinte objetivo de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências – 5º ano do ensino fundamental
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Nutrição do organismo Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório |
Habilidade | (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
Segundo a professora, os aspectos visuais e táteis do material pedagógico fizeram toda a diferença. Todos os alunos se envolveram na atividade de algum modo, inclusive os garotos com deficiência intelectual e baixa visão. Ela destaca que com o recurso a aula saiu da rotina, estimulando não só os alunos, mas ela própria.
Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do Modelo do sistema urinário dialoga com alguns princípios do Desenho universal para a aprendizagem (DUA).