A Maquete do paladar é um material pedagógico acessível que simula uma boca. Na estrutura, feita de papelão e cartolina, são colados copos de café descartáveis para representar os dentes. A língua é dividida de acordo com as áreas onde os diferentes sabores – como o salgado, o amargo etc. – são percebidos. Quando os estudantes encaixam peças com figuras de alimentos no lugar correto, como o desenho de um chocolate na área correspondente ao paladar doce, um circuito eletrônico simples é acionado e lâmpadas de LED se acendem.
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o paladar de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do funcionamento do paladar.
- Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.
- Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material pedagógico apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções.
Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, em Manaus (AM), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, a Maquete do paladar pode ser utilizada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Ciências – 1º ano
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Corpo humano Respeito à diversidade |
Habilidade | (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. |
Ciências – 2º ano
Unidade temática | Matéria e energia |
Objeto de conhecimento | Propriedades e usos dos materiais |
Habilidade | (EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). |
Ciências – 5º ano
Unidade temática | Matéria e energia |
Objeto de conhecimento | Propriedades físicas dos materiais Consumo consciente Reciclagem |
Habilidade | (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. |
Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:
- Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do paladar.
- Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento do paladar por meio da manipulação do modelo, levantando hipóteses sobre os sabores dos alimentos.
- Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que os estudantes podem partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento do paladar.
- Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de um circuito para acionamento de luzes.
- Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo, permitindo a tomada de decisões fundamentadas.
- Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.