Mancala acessível

O tabuleiro de Mancala acessível foi pensado para ser utilizado com autonomia por todos os estudantes. É um jogo de estratégia matemática semelhante ao xadrez, cujo objetivo é semear e colher o maior número possível de sementes.

O material é composto por um tabuleiro de MDF cortado a laser, com 12 cavidades divididas em duas fileiras (covas), duas cavidades maiores nas laterais (poços) e círculos cortados em MDF, que representam as sementes.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Mancala é um jogo africano e sua versão acessível foi construída pela equipe do Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera, englobando as áreas de educação física e matemática e promovendo a discussão sobre a descolonização do currículo.

Considerando o relato de experiência dos educadores do CIEJA Itaquera e as possibilidades de uso em outras escolas, o jogo pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Matemática

Unidade temática Números 
Objeto de conhecimento Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) 
Habilidade (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. 

Educação Física

Unidade temática Brincadeiras e jogos 
Objeto de conhecimento Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional 
Habilidade (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.  

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. 

Desenho universal para a aprendizagem no uso do material

O Mancala acessível foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os alunos, com ou sem deficiência.

O formato ampliado contribui para que os estudantes possam arrastar as peças sem a necessidade de pegá-las com as mãos. O uso do material é eficiente e confortável, e o tamanho das peças e espaços entre as “covas” permitem a aproximação dos componentes do jogo, caso seja apropriado aos jogadores.

Esse material conta com elementos visuais – na impressão do tabuleiro – e táteis – como presença de relevos e peças customizadas. Os educadores estimularam a aprendizagem afetiva, resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a criação do jogo, valores e as operações matemáticas.

O jogo permite ainda a participação autônoma e equitativa ao proporcionar que todos os estudantes participem ao mesmo tempo usando diferentes tabuleiros, evitando segregar ou estigmatizar quaisquer participantes. A dinâmica favorece a expressão do conhecimento adquirido por meio da brincadeira.

Deixe um comentário