O Modelo do DNA é um material pedagógico acessível de baixo custo feito com palitos de churrasco, bolas de isopor, linhas e miçangas. O recurso reproduz dois filamentos da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA) enrolando-se em forma espiral. As esferas são pintadas de cores distintas para representar os diferentes grupos de açúcares, fosfato e bases nitrogenadas que constituem a estrutura. Essa distinção também pode ser evidenciada com o uso de tecidos com texturas diferentes para cada tipo de elemento. O material é maleável e deve ser girado para imitar a aparência da dupla hélice.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O Modelo do DNA foi usado pela professora Suelem Santana numa classe do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Che Guevara, em Mesquita (RJ). A turma era composta por 15 estudantes, incluindo três com deficiência intelectual.
Antes de usar o material pedagógico, a docente explicou a função do DNA e pediu para as crianças cortarem e colarem tiras da estrutura no caderno. Além disso, em casa, elas pesquisaram sobre as características físicas comuns entre familiares.
Como o tema não é obrigatório para o ensino fundamental, a professora não se aprofundou no estudo da molécula. Contudo, o recurso permitiu explorar outros conteúdos da área de Ciências da natureza, como corpo humano e diversidade.
Considerando esta atividade e outros usos em sala de aula, o Modelo do DNA pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências – 1º ano do ensino fundamental
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Corpo humano Respeito à diversidade |
Habilidade | (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças |
Ciências – 9º ano do ensino fundamental
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Hereditariedade Ideias evolucionistas Preservação da biodiversidade |
Habilidade | (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Modelo do DNA é um material pedagógico colorido e flexível, o que chama atenção. De acordo com Suelem, com a experimentação do recurso, os alunos sentiram-se envolvidos e interessados com o tema.
Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do Modelo do DNA dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem.