O que você vai precisar
Materiais
- 1 pau de selfie;
- 1 bola de isopor com 15 cm de diâmetro;
- 5 bolas de isopor com 4 cm de diâmetro;
- 6 canudos de pirulito;
- 3 pedaços de 4 cm por 6 cm de papelão;
- Refil de cola quente;
- Folhas A4 brancas 120 g, para impressão;
- 1 relógio a pilha com ponteiros resistentes;
- Elástico roliço ou fio de lã;
- Pedaço de arame de 20 cm;
- Tinta guache amarela;
- Alfinetes comuns;
- 1 folha de papel pluma;
- Feltro amarelo;
- 1 pedaço de lã preta de 10 cm;
- Celular com lanterna.
Ferramentas e utensílios
- Pistola de cola quente;
- Base de corte;
- Vazador;
- Tesoura;
- Régua de metal;
- Alicate de corte;
- Estilete;
- Pincel;
- Reglete e punção.
Desmontando o relógio
- Passo 1: primeiro, vamos soltar o motor e os ponteiros da caixa do relógio. O passo a passo da soltura vai variar de um modelo para o outro, mas, em geral, o processo consiste em tirar o vidro/plástico transparente frontal do visor e soltar os parafusos ou encaixes que mantêm os ponteiros presos.
- Passo 2: com o relógio desmontado, vamos reposicionar os ponteiros. No ponteiro das horas, utilizando a cola quente, coloque um pedaço de palito de pirulito, paralelamente, centralizado por baixo, de forma que da base do ponteiro até a ponta do pirulito tenha 15 cm de comprimento. Na ponta do palito, coloque um pedaço de arame com 16 cm e dobre-o na base, levando a ponta para cima, formando um ângulo de 90º. Por cima dos ponteiros, no centro do eixo do motor, vamos posicionar, verticalmente, um palito de pirulito com aproximadamente 5 cm.
Adaptando o pau de selfie
- Passo 3: com os pedaços de papelão, vamos fazer o suporte do nosso motor e pau de selfie. Primeiro, cole um pedaço de papelão em laterais opostas do motor, alinhados à base, que ficará voltada para cima, com as sobras para baixo. Posicione o motor a 15 cm de distância da ponta do pau de selfie oposta a do suporte de celular. Depois, fure o centro dos pedaços de papelão, de forma que o pau de selfie passe por dentro desse furo, por baixo do motor e os nossos pedaços de papelão sustentem o motor.
- Passo 4: agora, corte uma fenda no outro pedaço de papelão de forma que ele encaixe no final do pau de selfie, imediatamente antes do suporte para celular. Posicione o papelão de forma que mantenha o pau de selfie alinhado, na mesma altura que a estrutura do motor, e coloque-o com cola quente, no suporte para celular.
Construindo as luas
- Passo 5: para fazer as luas, vamos precisar das bolinhas de isopor com 4 cm. Atravesse, de forma longitudinal, com um pedaço de palito de pirulito, todas as bolas com um pedaço de elástico roliço ou fio de lã. Dê duas voltas e amarre uma ponta, escondendo-a dentro da passagem, no interior da bola.
- Passo 6: pegue duas bolas, uma para a lua nova e outra para a lua cheia, e afaste os elásticos, formando um ângulo de 180º. Em seguida, pinte um dos lados de cada bola com tinta guache amarela.
- Passo 7: na bolinha que representará a lua crescente e a lua minguante, afaste os elásticos formando um ângulo entre 20º e 23º. Em seguida, pinte o espaço menor entre os elásticos.
- Passo 8: na bolinha que representará os quartos crescente e minguante, afaste os elásticos formando um ângulo de 45º. Também pinte o espaço menor entre os elásticos.
- Passo 9: na bolinha que representa a lua nova, encaixamos um pedaço de palito com 5 cm de comprimento.
- Passo 10: na bolinha que representa as luas crescente e minguante, encaixe um pedaço de palito com aproximadamente 8,5 cm. Na que representa os quartos minguante e crescente, um palito com aproximadamente 15 cm de comprimento. E na que representa as luas crescente e minguante, um palito com aproximadamente 16,5 cm.
Construindo o globo terrestre
- Passo 11: para a construção do globo terrestre, vamos precisar imprimir o arquivo ESQUEMA 1. Recorte o arquivo impresso, contornando as bordas das imagens. Depois, prenda as imagens no globo com o auxílio de alfinetes. Prendemos em uma das extremidades da bola, uma das pontas de um dos pedaços da imagem e a outra ponta na extremidade oposta. Faça isso com todas as imagens, obedecendo a ordem e orientação da ilustração.
- Passo 12: depois de todas as partes da imagem posicionadas, encaixe o globo terrestre no pedaço de palito que foi colado na altura do eixo central do motor.
Construindo os cards de fases da lua
- Passo 13: para a construção dos cards de identificação das fases da lua, vamos precisar imprimir o arquivo ADESIVO LUAS. Os arquivos devem ser impressos em papel adesivo. Depois, recorte nas linhas indicadas do contorno. Pronto. Você terá 8 cards de fases da lua.
- Passo 14: aplique o braille nos cards conforme indicado no ALFABETO MODELO.
- Passo 15: cole os cards no papel pluma e, com um estilete, faça os cortes.
- Passo 16: cole o fio preto no contorno da lua nova. Com o feltro amarelo, corte e cole as fases da lua.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto.Aproveite o Sistema Terra e lua com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.