O que você vai precisar
Materiais
- 20 LEDs de 3 volts, de alto brilho;
- 1 caixa de papelão com tampa e com as seguintes medidas: 19 cm x 19 cm x 4 cm, aproximadamente;
- 1 bateria de 3 volts;
- 1 suporte para bateria de 3 volts;
- Estanho para solda;
- 2 metros de fio vermelho, de preferência bitola 22 a 26 AWG, para conexões de carga positiva;
- 1 metro de fio preto, de preferência bitola 22 a 26 AWG, para conexões de carga negativa;
- 1 esponja de lã de aço;
- Folha A4 branca adesiva para impressão;
- Pedaços de isopor;
- Papel pluma ou placa de isopor 5 mm;
- Pasta transparente reaproveitada;
- Fita dupla face;
- Cola instantânea para artesanato;
- Cola comum;
- Bastão refil para cola quente;
- Rolo de papel laminado ou pedaços reaproveitados.
Ferramentas e utensílios
- Ferro de solda;
- Vazador ou outra ferramenta que faça furo;
- Lápis;
- Alicate desencapador;
- Alicate de corte;
- Estilete;
- Base de corte;
- Régua;
- Pistola de cola quente;
- Tesoura;
- Lupa articulada de mesa.
Adaptando a caixa
- Passo 1: para a adaptação da caixa, imprima o MOLDE 1. Recorte o molde nas indicações e transpasse para a tampa da caixa, posicionando os 20 furos que serão fixados os LEDs e o retângulo de posicionamento das cédulas. É importante centralizar o molde pela altura e largura da caixa para melhor aproveitamento do espaço interior.
- Passo 2: faça os furos com o vazador ou agulha grossa a partir das marcações feitas com o MOLDE 1.
Criação da base das cédulas
- Passo 3: agora, você vai produzir uma base de isopor para apoiar o posicionamento das cédulas. Corte os pedaços de isopor de acordo com o tamanho e a altura da sua caixa, fazendo com que a base seja um pouco maior do que o retângulo vazado na tampa e fique, aproximadamente, 0,5 cm mais baixa que ele. Fixe os pedaços de isopor na caixa, usando a cola comum.
Construindo o circuito
Importante: a seguir, você irá construir a parte elétrica do material pedagógico. Caso seja necessário, consulte os tutoriais para aprender a fazer e a soldar circuitos eletrônicos básicos.
- Passo 4: para construir o circuito, imprima os ESQUEMAS 1, 2 e 3. Os esquemas são compostos por desenhos de orientação, posicionamento e conexão dos elementos que formarão o circuito elétrico. Posicione os LEDs nos furos com a perna negativa (perna menor) para a direita e a positiva (perna maior) para a esquerda, pelo lado interno da tampa.
Com os LEDs posicionados nos furos, teste-os usando a bateria de 3 V. Durante o teste, é importante verificar se o LED está posicionado corretamente e se está acendendo. Em seguida, dobre as pernas negativas de acordo com o ESQUEMA 1.
- Passo 5: agora vamos soldar as pernas negativas dos LEDs umas nas outras.
Para finalizar as conexões negativas, solde os pedaços de fio pretos conforme indicado no ESQUEMA 1, conectando os grupos de LEDs.
- Passo 6: de acordo com o ESQUEMA 2, dobre e solde as pernas positivas dos LEDs.
Para finalizar as conexões positivas, solde os pedaços de fio vermelho, conforme indicado no ESQUEMA 1, conectando os grupos de LEDs.
- Passo 7: o próximo passo é a produção dos rabichos de posicionamento. Primeiro, fixe o rabicho preto, conforme indicado no ESQUEMA 1, que fará a conexão do circuito com a perna negativa do suporte para bateria.
- Passo 8: fixe os pedaços de lã de aço em uma das pontas dos rabichos vermelhos e posicione-os na base de isopor conforme indicado no ESQUEMA 3. Faça uma aplicação de cola quente.
Em seguida, solde as outras pontas dos rabichos vermelhos, de acordo com as posições nas conexões indicadas do circuito. Você deve conferir as posições e conexões nos ESQUEMAS 2 e 3 para que os LEDs acendam nas quantidades corretas.
- Passo 9: para finalizar, basta fixar o rabicho preto e o rabicho vermelho da posição 5 nas pernas do suporte de bateria, conforme indicado no ESQUEMA 3. É importante observar que a perna do suporte que fica na borda é a conexão positiva e que a perna do suporte que fica dentro é a conexão negativa.
Construindo os cards
- Passo 10: para construir os cards, corte 8 pedaços de 7 x 15 cm de papel pluma ou isopor, que, unidos de 2 em 2, servirão de base para os 4 cards de cédulas.
- Passo 11: para fazer a identificação dos cards, imprima o ARQUIVO CÉDULAS REAL em papel adesivo branco. Esse arquivo é composto por imagens coloridas da face das cédulas de R$ 2 a R$ 20. Aplique o adesivo já impresso sobre o papel pluma ou isopor e recorte cada uma das cédulas. É importante observar que as cédulas têm tamanhos diferentes. Essa diferenciação está relacionada ao seu valor e deve ser preservada para apoiar a caracterização pelos alunos com deficiência visual.
- Passo 12: cole cada cédula no centro de uma das bases de 7 x 15 cm.
- Passo 13: agora, vamos preparar a interação dos cards no circuito de LEDs. Imprima os ESQUEMAS 4A e 4B. Com os esquemas impressos, recorte os pedaços de papel laminado nos tamanhos indicados para cada card de acordo com o esquema. Em seguida, fixe a fita dupla face no verso dos cards, atentando para os tamanhos indicados para cada card e dando 0,5 cm de distância das bordas.
É importante verificar se os pedaços de papel laminado colados estão adequados aos limites verticais e horizontais indicados nos ESQUEMAS 4A e 4B. É o contato deles com os pedaços de lã de aço nas posições corretas que acenderá a quantidade correspondente de LEDs do jogo.
Aplicação do braille
- Passo 14: recorte um pedaço da pasta transparente (pode ser um reaproveitamento). Posicione-o na reglete e transcreva, separadamente, o que corresponde ao valor da cédula. Para escrever, basta aplicar o pulsor nos pontos indicados conforme indicado no ALFABETO MODELO.
- Passo 15: cole cada transcrição em braille na sua respectiva cédula.
Com as placas de braille recortadas e coladas nas cédulas, o jogo está pronto. Para usar, basta posicionar a cédula e visualizar o número de LEDs correspondente ao valor indicado na cédula.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Quando os estudantes encaixarem os cards de dinheiro, o dispositivo acenderá o número correspondente de LEDs no painel. Aproveite o Jogo das cédulas com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.