O que você vai precisar
A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.
Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.
Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.
Materiais
a) Para fazer o painel-base com legenda:
- 1 placa MDF 6 mm de 47 x 30 cm.
b) Para fazer as placas intermediária e superior que abrigarão as organelas:
- 2 placas MDF 3 mm de 30 x 30 cm;
- Cola instantânea;
- 1 parafuso de 3 cm de altura e 0,5 cm de diâmetro e porca.
c) Para as organelas:
- Filamento PLA para impressão 3D;
- Cola instantânea.
d) Ferramentas e utensílios utilizados:
- Cortadora a laser;
- Impressora 3D (para fabricação das organelas);
- Software Adobe Illustrator CS5 ou outro vetorial, como o Inkscape (para realizar o corte a laser);
- Parafusadeira;
- Furadeira.
Vamos começar?
Cortando o painel base e as placas
- Passo 1: Para cortar o painel, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor Laser_Célula” e envie os arquivos “CélulaTatil” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 6 mm de espessura.
Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa.
Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.
Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (CélulaTatil.pdf) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro.
- Passo 2: Para cortar as placas intermediária e superior, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor Laser_Célula” e envie os arquivos “CélulaTatil” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte nas placas de MDF de 3 mm de espessura.
- Passo 3: Fure o centro do painel com uma furadeira,insira o parafuso e as porcas e encaixe a base giratória nas placas intermediária e superior da célula.
Confeccionando as organelas na impressora 3D
- Passo 4: Nos MOLDES, abra a pasta “Impressão 3D” e faça o download dos desenhos. Envie os arquivos para uma impressora 3D e faça a impressão.
Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a impressora 3D e só abrem neste programa.
Você pode encontrar impressoras 3D para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Caso não tenha acesso a este equipamento, você pode criar desenhos em relevo com materiais variados a sua escolha.
- Passo 5: Coloque as organelas impressas em 3D nos buracos correspondentes.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite a Célula Tátil com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.
Precisa de ajuda?
Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.
Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.
Google Sketchup
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.
Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.
Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.
Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto no curso básico em vídeo ou no curso essencial em vídeo.
Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.