Recurso composto por um painel em formato de pirâmide alimentar que representa o conceito de alimentação saudável. Há um conjunto de peças com a representação visual dos alimentos de cada um dos 7 grupos usados para classificar a composição da dieta alimentar da população brasileira, além de peças que representam a prática de atividade física.
Os estudantes devem encaixar as peças na posição correta da pirâmide, considerando que a base deve ser composta pelos hábitos de exercício e alimentos que devemos consumir em maior quantidade. Quando a peça é encaixada na posição correta, uma luz se acende.
Articulação com a Base nacional comum curricular
A Pirâmide alimentar interativa foi usada pela professora Paula Rezende em uma aula de ciências da natureza no 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Ely Baiense Vailante, em Mesquista (RJ). Na classe, havia estudantes com autismo e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).
Considerando a atividade da professora e outros possíveis na escola, este material pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências – 5º ano do ensino fundamental
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Nutrição do organismo Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório |
Habilidade | (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo |
Matemática – 5º ano do ensino fundamental
Unidade temática | Probabilidade e estatística |
Objeto de conhecimento | Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas |
Habilidade | (EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: as peças são produzidas com o uso de imagens claras que identifiquem os alimentos que fazem parte da dieta alimentar da maioria da população brasileira e podem ser complementados por aqueles típicos de determinadas regiões ou pelo perfil cultural da comunidade escolar. As peças possuem marcação em braille. A base da pirâmide alimentar é composta por um circuito eletrônico que permite a associação de imagens e luzes. O painel é complementado por um conjunto de cartões com informações sobre alimentação saudável em forma de imagens, tabelas e gráficos para ampliar as possibilidades de percepção.
- Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para explorar as características dos alimentos e verificar seus conhecimentos prévios sobre alimentação e hábitos saudáveis. Apoia a antecipação de conteúdos e a contextualização do tema. Permite, ainda, que o estudante use o material para complementar ou substituir a expressão verbal.
- Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na manipulação das peças ajuda na motivação e engajamento.