O que você vai precisar
A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.
Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica ou de instituições de sua comunidade escolar que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.
Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.
Materiais
a) Para fazer o mapa:
- Planisfério (mapa plano) de papel;
- Placa MDF 3 mm de 1,55 m por 0,9 m;
- Cola para madeira;
- Fita crepe.
b) Para fazer a gaveta de som:
- 1 arduino uno;
- Cabo para arduino;
- 1 módulo MP3 DFPlayer;
- 1 fonte de 5 V e 2 A;
- 1 mini cartão SD;
- 1 protoboard;
- 1 buzzer de 5 V;
- 12 botões de chave táctil de 6 mm;
- 16 resistores de 100 KΩ;
- 1 resistor de 330 Ω;
- 2,8 m de fio de cobre;
- 30 jumpers macho;
- Ferro de solda;
- Estanho para solda;
- Alto-falante;
- Fita isolante;
- Cola quente.
c) Ferramentas e utensílios:
- Cortadora a laser;
- Microrretífica;
- Software Illustrator CS5 ou outro vetorial como o InkScape (para realizar o corte a laser).
Vamos começar?
Cortando o mapa
Para a produção desse material, foi utilizado um planisfério (mapa plano) de papel colado sobre uma base de madeira. Esta estrutura de madeira deve contar com pés de apoio, de forma a garantir o espaço necessário para a montagem da parte sonora.
Você também pode produzir este material utilizando a tecnologia de corte a laser. Para tanto, siga os passos abaixo:
- Passo 1: Faça o download dos MOLDES no botão abaixo do vídeo. Descompacte os arquivos. Abra a pasta “Mapa_mundi”. Envie o arquivo “Corte_Laser” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.
Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem neste programa.
Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.
Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Mapa-Mundi-PDF-3mm) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura do mapa deve ter aproximadamente 40,5 cm de largura, por 75,5 cm de comprimento e 6 cm de altura.
- Passo 2: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.
- Passo 3: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior do mapa. Será importante ter acesso à parte interna da caixa.
Gravando os áudios
Importante: A seguir, você deve gravar os áudios que serão tocados quando os botões do jogo forem acionados.
- Passo 4: Faça o download dos MOLDES no botão abaixo do vídeo e abra a pasta “Áudio”. Ela contém arquivos com áudios para cada continente, mar, oceano ou meridiano que já podem ser usados no seu mapa. Lembre-se que você pode alterar esses áudios e conteúdos de acordo com o objetivo da aula.
Importante: Caso você utilize os áudios disponíveis, avance para o Passo 7.
- Passo 5: Defina até 12 áudios para serem tocados ao acionarem os botões. Os áudios devem conter informações sobre as localidades em que se encontram.
- Passo 6: Grave um som em formato mp3 para cada botão. Para gravar, você pode usar um gravador comum presente na maioria dos celulares.
- Passo 7: Copie e nomeie os arquivos com quatro dígitos na sequência que você deseja com que sejam tocados no mapa, como na tabela a seguir:
Nome do arquivo | Ordenação | Botão correspondente |
0001.AmericaDoSul.mp3 | 1º áudio ao longo do mapa | 1 |
0002.Brasil.mp3 | 2º áudio ao longo do mapa | 2 |
0003.AmericaCentral.mp3 | 3º áudio ao longo do mapa | 3 |
- Passo 8: Salve os áudios no cartão de memória mini SD e insira-o no módulo leitor de mp3 da protoboard.
Montagem eletrônica da parte sonora
Importante: A seguir, você irá criar o esquema eletrônico do jogo. Para montá-lo, aconselhamos que você procure auxílio de pessoas ou instituições com conhecimentos em eletrônica. Tenha em mãos os materiais e utensílios necessários para montagem da parte sonora listados acima.
- Passo 9: Para rodar o código é necessário instalar uma nova biblioteca na IDE do arduino. Para isso, localize a pasta “DFRobotDFPlayerMini”. Descompacte os arquivos. Mova essa pasta para “libraries/bibliotecas” na IDE do arduino.
- Passo 10: Monte os botões na protoboard seguindo o arquivo “Esquema montagem eletrônica”, disponível entre os materiais que você baixou.
- Passo 11: Baixe o programa Arduino, procure “Código arduino” entre as pastas baixadas e abra o arquivo “audioMPAAnalogButton.ino”. Conecte o arduino UNO com o cabo na porta USB. Na interface de desenvolvimento do arduino, selecione a porta correspondente do Arduino UNO conectado. Carregue o código (upload) no arduino UNO.
- Passo 12: Depois de montar os circuitos eletrônicos, fixe com cola quente o alto-falante e o arduino para saída do áudio na parte redonda com orifícios. Os botões devem ser colados nos furos correspondentes, já cortados a laser na parte frontal da madeira.
- Passo 13: Conecte a fonte de 5V 2A na saída de alimentação do arduino ou em um adaptador USB para tomada, desde que seja 5V 2A.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Mapa Mundi Interativo com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.
Precisa de ajuda?
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