O Jogo das cédulas é um material pedagógico acessível feito com uma caixa de papelão e um circuito eletrônico básico que simula um “leitor” de cédulas. Quando os estudantes encaixam um cartão com o desenho de uma cédula de real, o dispositivo acende o número de LEDs correspondente em um painel. O sistema pode “reconhecer” notas de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material pedagógico tem bom potencial para uso ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental. Na área de linguagem, o recurso pode ser usado para explorar a escrita em atividades de compra e venda onde haja a necessidade de escrever nomes e preços. Além disso, na área de matemática, o Jogo das cédulas potencializa o estudo do sistema monetário brasileiro.
Desse modo, o material pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Matemática – 1º ano do ensino fundamental
Unidade temática
Grandezas e medidas
Objeto de conhecimento
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas
Habilidade
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante
Matemática – 2º ano do ensino fundamental
Unidade temática
Grandezas e medidas
Objeto de conhecimento
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores
Habilidade
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas
Matemática – 3º ano do ensino fundamental
Unidade temática
Grandezas e medidas
Objeto de conhecimento
Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas
Habilidade
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca
Matemática – 4º ano do ensino fundamental
Unidade temática
Grandezas e medidas
Objeto de conhecimento
Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro
Habilidade
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
Apresentação: o acionamento do leitor de notas faz com que sejam iluminadas as lâmpadas na quantidade equivalente ao da nota encaixada no mesmo. Dessa forma, ao encaixar a nota de R$ 10, dez lâmpadas serão acesas, sendo que o mesmo ocorre com as demais notas de real. As notas são marcadas em braille para apoio à leitura.
Interação e expressão: o material pode ser manipulado para relacionar números e valor. Pode ser usado para complementar ou substituir a expressão verbal.
Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema e de realização da contagem do número de lâmpadas que acendem para cada nota ajuda na motivação e engajamento.