A gestão escolar refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das atividades de direção de uma instituição de ensino. Abrange a construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), a elaboração dos planos de ação e a gestão dos processos internos da instituição.
No contexto da educação inclusiva, a gestão escolar deve ser orientada por uma liderança baseada na escuta e por uma abordagem democrática. A premissa precisa ser o envolvimento e a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão. Ao mesmo tempo, o gestor exerce um papel fundamental na criação de uma cultura de valorização das diferenças humanas.
O PAPEL DO DIRETOR NA VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS E INCLUSÃO DE TODOS
A gestão democrática é uma abordagem gerencial pautada pela participação ativa da comunidade escolar nos processos decisórios de uma instituição de ensino.
No contexto da educação inclusiva, essa participação deve contemplar todas as atividades relacionadas à gestão e, ao mesmo tempo, refletir a diversidade presente entre os atores que compõem a comunidade. Em outras palavras, espera-se que a valorização das diferenças seja um dos princípios que orientam a atuação dos gestores escolares comprometidos com o direito universal à educação.
SAIBA QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes estratégicas e operacionais de uma instituição de ensino. Em outras palavras, pode ser entendido como a expressão da identidade da escola, traduzindo seu processo histórico, suas crenças, valores e as práticas pedagógicas que dimensionam suas ações.
No contexto da educação inclusiva, espera-se que o PPP expresse a igualdade de direitos e a valorização das diferenças como princípios fundamentais, e inegociáveis, da instituição a serem respeitados em todas suas atividades.
Leia também: