O Instituto Paradigma em parceria com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo elaborou 1 web série com 4 programas com o objetivo de relatar os desafios e as possibilidades da Educação Inclusiva na Rede Municipal de São Bernardo do Campo, mostrando experiências da Escola Prefeito Aldino Pinotti e como professores, alunos e a comunidade estão comprometidos com o desenvolvimento de uma escola de qualidade e para todos.
Como roteiro de observação destas experiências usamos como referência de trabalho os quatro pilares propostos pela Unesco para a educação no século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver junto e aprender a ser.
Pessoas e Histórias – Divisão dos Programas
Programa 1 – Rosinha e Grazi
Rosinha é uma Professora dedicada, estudiosa e tem um repertório intuitivo. Seu contato com a Grazi, por vezes inverte os caminhos da inclusão. Em suas práticas, a classe é incluída no universo da Grazi e com iniciativas interessantes, a professora inclui a Grazi na rotina da Sala.
Programa 2 – Marina
A Marina tem uma grande experiência no trabalho com pessoas com deficiência pois por muitos anos trabalhou nas escolas especiais. A princípio cética quanto a educação inclusiva Marina precisou de um tempo para se acomodar e conquistar seu espaço na escola.
Programa 3 – Simone e Paulo
O Paulo era um menino arredio e de difícil contato, sua professora a Simone,ao longo do processo compreendeu seu tempo e suas limitações para criar uma estratégia de inclusão dentro de sua sala de aula.
Programa 4 – Lia e Fernanda (mãe e filha)
A Lia, mãe da Fernanda, é um típico caso da mãe ativa que faz questão de se colocar com força e sinceridade para ajudar que a inclusão seja implantada com mais eficiência na escola. Acha que a inclusão “é a melhor terapia” para sua filha.